TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Gramática da sensibilidade

Imagem: maio de 1968


A RECUSA em pactuar com aquilo que é baixo, a se inclinar diante de uma situação humilhante, é um dos três sentidos da honra como nos mostra Febvre. A RECUSA implica em preservar adignidade na desventura, em manter-se fiel àquilo que se é, à sua identidade pessoal. A honra é também uma SENSIBLIDADE muito viva "às diminuições de que nossa pessoa possa ser vítima, de um agrande sentimento de beleza da própria vida, que implica obrigatoriamente de tudo fazer para que ela não seja pisoteada, de pagar qualquer humilhação". E no seu terceiro sentido, a honra é UMA FORÇA DE AÇÃO, que engaja, sem hesitação, o homem na sua ação. É uma espécie de escudo que barra as impurezas que são colocadas diante de nós.

Página 249, do texto de Crhistina da Silva Roquette Lopreato, do Instituto de História da UFU, do livro SOBRE A HUMILHAÇÃO, Editora da Universidade Federal de Uberlândia.

***************************************************************

Comentário:

Estou aguardando os documentos solicitados por mim à reitoria da Universidade onde trabalho. Alguns desde setembro de 2010. Outros desde abril de 2011. Humilham-me assim?


Não me apropriei de nada público, não tirei nenhuma vantagem pública. Então porque estou sendo humilhada?


A mesma legislação do curso de pós-graduação que elegeu todos os coordenadores, também elegeu a última coordenadora. Esta professora denunciou-me dizendo que tinha sido eleita por uma legislação falha. Porém se elegeu pela mesma legislação! Por que eu estou errada? HUMILHAÇÃO?

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics