TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

sábado, 22 de setembro de 2007

Escolas....



dataPost = "21/09/2007";
Da Glória Reis
Deu no jornal Estado de Minas

Alunos teriam ficado nus durante revista em escola de BH

A Secretaria de Estado de Educação investiga a denúncia de que alunos de uma escola estadual, em Belo Horizonte, tenham sido obrigados a ficar nus durante uma revista, na terça-feira. Professores teriam dividido meninos e meninas de uma turma da 2ª série do ensino fundamental para saber se alguém escondia o telefone celular de uma aluna que sumiu na sala de aula. O aparelho não foi encontrado. Na quinta-feira, o pai de um menino de 8 anos procurou a SEE para formalizar queixa contra duas funcionárias da instituição de ensino.

“Meu filho falou que não ia tirar a roupa e foi ameaçado. Ele está completamente traumatizado, disse que não quer mais ir à escola”, afirmou o pai do garoto. Seus quatro filhos estudam na escola. A diretora da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana da Secretaria, Elci Pimenta, enviou na quinta-feira três inspetores à instituição para apurar a denúncia. As servidoras envolvidas foram ouvidas. Elas confirmaram o roubo do celular e a divisão da turma para as buscas ao aparelho, mas "negaram ter obrigado qualquer aluno a tirar a roupa". Segundo as funcionárias, alguns estudantes teriam baixado as calças por conta própria, para mostrar que não estavam com o telefone. Vexame“A denúncia é grave e pede agilidade na investigação. A criança não pode ser submetida a vexame”, afirmou a diretora. O Estatuto do Magistério de Minas Gerais prevê punições para servidores da educação que cometerem abusos, que vão de advertência e suspensão à perda do cargo.

Comentário do blog
Menos mal que a Superintendência Regional de Belo Horizonte se indignou com a denúncia e partiu para uma averiguação séria, diferente da conduta costumeira das autoridades educacionais que usam até acobertar os crimes contra as crianças nas escolas públicas. Se bem que inspetoras de ensino não são as pessoas mais indicadas para fazer averiguação, já que o corporativismo impera nesses episódios. Deveria partir de um órgão autõnomo que não tivesse nenhum comprometimento com a classe.
Comentário meu: Nas escolas públicas a coisa vai no safanão mesmo. Nas escolas privadas vai com câmeras vigiando alunos. Uma amiga de minha filha diz que foi chamada na diretoria, pois foi flagrada bocejando. Disse ao bedel, miniatura de Hitler, que não era ela no filme. Ela é japonesa nissei e a pessoa que bocejava também. Nem lhe pediram desculpas pelo erro. Chamaram a colega e deram um esporro. Bela escola privada! Belo exemplo! Depois não sabem porque os jovens ficam revoltados. AGORA, bocejar é fisiologicamente saudável. OUTRA: as aulas podem ser um tédio aqueles. Bocejar faz parte da nossa capacidade de botar oxigênio no cérebro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não é possível, Marta! Até bocejar? Você deve ter ouvido mal a história, em que pese a credibilidade da amiga, não estou acreditando...Foucault não disse que o sistema penal começa na escola? E ninguém ouve o profeta...

Anônimo disse...

Camera nao flagra peido. Entao, se a escola é ruim, reacionaria e burra, protestemos peidando bastante. Chega de ditadorezinhos de feudo! Peido neles!

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics