TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

sábado, 29 de setembro de 2007

Conservadorismo...


Por Ricardo Noblat -
A mão pesada do arcebispo de Olinda e Recife
Vejam como se manifesta no dia-a-dia o conservadorismo que dita o comportamento da Igreja Católica do início do pontificado de João Paulo II até o reinado atual de Bento XVI.

Para marcar 50 anos de sacerdócio, o pernambucano Edwaldo Gomes, titular há 36 anos da paróquia do bairro de Casa Forte, no Recife, celebrou missa em dezembro último na companhia de quatro bispos, dois vigários gerais e dois bispos anglicanos, amigos dele.

- Foi uma cerimônia ecumênica - justificou Gomes.

Sucessor de dom Hélder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife desde 1985, dom José Cardoso não quis nem saber - pediu a Roma que punisse Gomes. Bispos anglicanos não podem participar de ritos da Igreja Católica. É o que diz o Código Canônico.

Gomes divulgou uma carta pedindo desculpas. Não adiantou. Foi punido, anteontem, com o afastamento por três meses da função de pároco. Durante esse período deverá cumprir retiro espiritual.

Os cardeais brasileiros mais progressistas da época votaram em 1978 para eleger Papa o polonês Karol Wojtyla, certos de que ele significaria um avanço em relação ao seu antecessor, o ambíguo, angustiado e hesitante Paulo VI.

João Paulo II (Wojtyla) desmontou a chamada igreja progressista no Brasil, na América Latina e onde ela mais existia. Quem o ajudou na tarefa foi seu principal assessor, o atual Papa.
Gomes é uma das poucas crias de dom Hélder que ainda sobrevivem ao tacão de dom José Cardoso. As demais morreram, caíram fora ou acabaram removidas.

Um comentário:

Anônimo disse...

É a santa madrasta e hipocrita igreja catolica apostolica romana, que agora é neo-nazista sob o Ratzinger.

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics