TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Uma opinião


Mais uma vez trago o Desidério Murcho, do Blog Rerum Natura, Portugal ao debate.
****************
Liberdade de expressão e comentários, por Desidério Murcho
Um leitor deste blog levantou a questão muito comum de saber se apagar comentários num blog, ou mesmo pedir que as pessoas se identifiquem, é um atentado à liberdade de expressão. É efectivamente muito comum pensar que o é, mas eu não concordo. Desde que uma pessoa possa fazer outros blogs, não é uma ameaça à liberdade de expressão que os autores de um blog apaguem comentários. Pode revelar estupidez e falta de capacidade para lidar com objecções ou opiniões contraditórias; mas não é um atentado à liberdade de expressão. A situação é análoga a uma pessoa que tem uma editora: ela não está eo ipso obrigada a publicar tudo o que lhe enviam. Uma vez mais, as suas aceitações e recusas podem revelar estupidez e falta de capacidade para lidar com a diferença; mas não é um atentado à liberdade de expressão, desde que existam outros editores.
A única razão pela qual eu não faço moderação de todos os comentários deste blog, apagando o muito lixo que aparece, é que isso consumiria demasiado tempo e tenho melhores coisas para fazer. Mas o facto de os comentários serem livres significa uma coisa desagradável: dado que uma parte significativa dos comentários são meras bocas, as pessoas que estariam dispostas a desenvolver comentários mais articulados e melhor pensados afastam-se. O que significa que se perde uma boa oportunidade de se ter um espaço de debate, e fica-se com mais uma taberna, igual a tantos blogs. Esta é a razão pela qual os melhores espaços de debate continuam a ser as revistas académicas e não os jornais, nem os blogs, cujas caixas de comentários são uma mera extensão da conversa de taberna.
Na verdade, quem pensa que apagar lixo é um atentado à liberdade de expressão está a ver as coisas ao contrário: o atentado à liberdade de expressão é a boca tola, porque impede a discussão articulada, inibindo quem teria coisas verdadeiramente interessantes para dizer. É como uma pessoa ir a um debate público e desatar a gritar o tempo todo dizendo tolices atrás umas das outras. É óbvio que a consequência disso é acabar com o debate.
A verdade desagradável e que a maior parte das pessoas não está disposta a admitir é que quase ninguém tem qualquer tipo de interesse em no debate genuíno de ideias; tudo o que muitas pessoas que abundam na Internet querem é 1) ajudar a passar o tempo, porque a Internet é vista como entretenimento e 2) fazer valer os seus pontos de vista, que serão sempre iguais e sempre os mesmos e que não se baseiam em mais estudo do que o que se lê na sanita, de vez em quando. Evidentemente, quem gosta realmente de estudar e de discutir ideias não tem qualquer interesse neste exercício de futilidade narcísica.

Um comentário:

Anônimo disse...

Seu nome, cara Marta Bellini, está na Revista Piauí deste mês. Confira nas cartas; uma aluna sua citou-a.
Parabéns pelo blog e pelas iniciativas!
Um abraço.

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics