TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Agora falando sério...


O debate sobre a escolha de diretores das escolas municipais tem sidobem raso na Má-ringa. Há várias questões. A primeira é a da escolha. É razoável ter eleições para diretor. Isso não significa que teremos o melhor diretor. É apenas o exercício da escola contra os diretores indicados pelos vereadores. No geral, os vereadores querem indicar os diretores que foram seus cabos e vassouras eleitorais. E, em geral, esses diretores e seus vereadores são semi-analfabetos. O que entendem de políticas públicas educacionais os vereadores? Nada. Infelizmente. A mendicância intelectual da maioria começa quando abrem a boca: não conhecem sequer a língua pátria.

Outra questão é o programa. Um programa para uma gestão escolar exige um diretor bem avançado. Ser diretor para manter a vidinha das regras e leis que existem há séculos, qualquer um pode. Geralmente um diretor faz reuniões, recebe alunos que são considerados "infratores" etc... aquela vidinha de burocrata. MAS, o que uma escola precisa? Penso que um diretor deve lutar por:

1 - uma boa biblioteca. Boa significa livros não didáticos. Livros como os de Carl Sagan, Oliver Sacks... computadores, Cds, vídeos. E uma sala muiiito boa. Não nas valas das escolas. Uma boa biblioteca dispensa a compra de livros didáticos que, cada vez mais, substituem os livros e emburrecem as crianças.

2 - período integral. Países da Europa e mesmo da América Latina mantêm escolas em tempo integral. A escola dividida em períodos é UMA INVENÇÃO nossa. É para poupar "esforços" e não gastar em mais prédios escolares, em professores... ENFIM, é uma coisa de país pobre e corrupto. É melhor ter muitos alunos em uma escola com dois períodos do que diminuir os Ccs e Fgs dos administradores. Ou não?

3 - menos horas aulas aos professores e mais estudos. Professores sobrecarregados se tornam um fardo para as crianças. Não estudam, não leem, não gostam de dar aulas.

4 - a escola deve educar as gerações para o país. A educação formal é algo sério; não é mera repetição de lições péssimas dos livros didáticos. Os livros didáticos devem ser banidos das escolas. Devemos ter laboratórios de ciências, de línguas... para que o conhecimento seja um prazer e não um modo de encher a cabeça dos meninos com baboseiras.

ENFIM, o diretor deve saber ao menos que UTOPIAS existem. E existem vários, inúmeros estudos para se ler. Existem muitas escolas diferentes neste mundo tão igual.

Não é qualquer vereador ou administrador que pode falar ou fazer escola. O resto é escracho mesmo.
****************************************
A ilustração com a imagem da Marie Curie é para lembrar que esta ilustre cientista deu aulas para seus filhos e filhos de amigos. Suas aulas foram publicadas no livro editado pela USP. Vale a pena ler. Professores que professam a fé no conhecimento são poucos. Muitos são os vereadores que querem por cabresto na boca dos outros.

******************

O livro é de 2007. Fonte: EDUSP Título: Aulas de Marie Curie: Anotadas por Isabelle Chavannes em 1907 / Isabelle Chavannes .

Você pode adquirir nas livrarias das Universidades por R$29,90.

3 comentários:

VANDRÉ FERNANDO disse...

Por favor divulgar, se achar conveniente.
Antecipadamente agradeço
CONVITE

Convidamos profissionais da área da infância e adolescência e todos interessados, para prestigiar o lançamento da Campanha EU AJUDO DE VERDADE, direcionada ao combate da doação de esmolas para Crianças e Adolescentes de Maringá.

Sua presença é fundamental para o êxito desta iniciativa.

Dia: 09 de Janeiro de 2008/6ªfeira
Horário: 15 Horas
Local: R. Bernardino de Campos 581 - VL. Santo Antonio

Mais informações (44)3901-1966 c/ o Conselheiro Tutelar Vandré Fernando

Divulgue a todos seus contatos.

KathY CatherYne disse...

Marta, tem um selo (Prêmio Dardos) p vc lá no meu blog! Se não quiser passar adiante, tudo bem.,., Aguardo vc lá!
BjoxXP!
http://kthyktrine.blogspot.com

Anônimo disse...

Marta....Tira esse verde feio do fundo do teu blog.....Sei lá muda essa cor...Parte pro claro.
Grande abraço
Seu amigo
Silveira

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics