TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

sexta-feira, 11 de junho de 2010


EUCLIDES FONTOURA, UM AMIGO-IRMÃO QUE VAI FAZER FALTA.
Fonte: José Antônio Aleixo da Silva
Estava dando aula hoje cedo (09.06), quando a Eliane me ligou para dizer que o Euclides tinha falecido, como se diz por aqui, custou a cair a ficha, mas é uma triste realidade.

Para quem não o conhecia, Euclides Fontoura da Silva Junior, era geneticista e durante 40 anos trabalhou na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde era o responsável pelo Museu de Ciências Naturais da instituição. Ele completaria 60 anos no próximo sábado (12). Na UFPR foi Chefe de Departamento e Diretor do Setor de Ciências Biológicas por várias vezes e também participava do comitê de ética do setor. Foi Secretário Seccional e Regional da SBPC no Paraná, membro do Conselho da SBPC e do conselho editorial do Instituto Ciência Hoje. Coordenava as ações do programa Ciência Vai à Escola.

Conheci Euclides no ano 2000, quando éramos secretários regionais da SBPC (Pernambuco e Paraná) e foi tamanha nossa afinidade que sempre dividíamos o mesmo quarto nas reuniões da SBPC, Nicinha (Secretária da SBPC) nem perguntava com quem queríamos dividir quarto, já sabia que gostávamos de dividir o quarto. Euclides era uma figura incrível.

Lembro de uma passagem em uma Reunião Regional em Manaus (2004) que me colocaram no quarto com ele, mas só tinha uma cama de casal. Cheguei super atrasado, era um vôo da VASP programado para chegar à noite, e chegou às 7 da manhã do outro dia, e o Euclides estava dormindo na cama de casal. Quando entrei, ele acordou e eu disse que tinham me colocado no quarto com ele, mas se só tinha uma cama, como ficaria? Ele na maior tranquilidade respondeu: vamos dormir feito valete de baralho, um prá cada lado. Esta passagem ele sempre contava nas nossas farras da SBPC. Foram muitas histórias que vale a pena sempre lembrar.

Euclides que era o homem de confiança de Glacy Zancan ex-presidente da SBPC (trabalhavam em laboratórios pertos na UFPR) não tinha inimigos ou desafetos, o que é meio difícil até na SBPC, era amigo de todos, sempre estava pronto para servir, puxava as cadeiras para nossas companheiras de SBPC se sentarem, era o último a sair de uma roda de conversa, mesmo falando pouco, era uma companhia super agradável.

A última vez que sentamos para uma longa conversa eu uma reunião anual SBPC foi em Manaus no ano passado. Ficamos até quase 2 da madrugada, eu, Marília, Itamar, Bete, Sérgio Ferreira, Eliane e Euclides, jogando conversa fora e ele como sempre escutando tudo, falando pouco e rindo muito. Eliane (sua esposa) fazia os planos e ele só balançava a cabeça concordando.

Em setembro do ano passado estive em Curitiba e ele me levou para jantar em sua casa, longas conversas e planos para próximas reuniões da SBPC. São lembranças prá sempre.

Gente, é uma perda muito grande, é um amigo-irmão que se vai, mas como alguém falou (não lembro quem): ninguém morre quando vive nas lembranças das pessoas, Euclides vai continuar vivo dentro de nós.

Descansa em paz e fica com Deus, meu "cola" Euclides.

Um comentário:

Anônimo disse...

Marlus
dia 11 de Junho de 2010 às 15:06 Seu comentário precisar ser aprovado pelo moderador.
Tem que perguntar para o Beto Richa se ele é a favor ou contra a permanência da Mesa da Assembleia e, que não venha com essa de que é a justiça que tem que decidir. Tem que perguntar qual é a opinião pessoal DELE.

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics