TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

sábado, 12 de junho de 2010


Helio Fernandes, Tribuna da Imprensa. Cap-tirado do Blog do Roberto Romano
quinta-feira, 10 de junho de 2010


Expulsa da Fifa em 1976, em pleno Apartheid, a África do Sul é agora a grande atração do mundo do futebol, durante 30 dias


Mandela ainda preso, o Apartheid revoltando o mundo, o presidente da Federação de Futebol da África do Sul, procurou o presidente da Fifa, João Havelange. Ia começar a Copa da África, ele disse a Havelange: “Presidente, vim lhe dizer que não disputaremos a Copa da África, não jogamos com negros”.

Tranquilo, Havelange perguntou: “Essa é uma decisão da Federação ou é do próprio país, com apoio do presidente da Áfica do Sul?”

O representante do futebol da África do Sul, respondeu: “Falo em nome do país, vou trazer uma declaração do presidente do meu país”. Uma semana depois, voltava com uma declaração escrita do presidente da República, “apoiando a exclusão da África do Sul da Copa da África”.

***

PS – Havelange leu a carta, disse para o representante: “É um direito dos senhores. Mas quem não joga com negros também não joga com brancos. O senhor receberá imediatamente um ofício, comunicando que a África do Sul está expulsa da Fifa”.

PS2 – Foi o mais tremendo golpe no Apartheid.

PS3 – Agora, 34 anos passados, a África do Sul faz a festa da abertura da Copa do Mundo, que na verdade começa amanhã, com dois jogos. A própria África do Sul contra o México, França enfrenta o Uruguai. É bom lembrar esses fatos, para comprovar a importância do esporte na vida dos países, e referendar os que têm coragem.

PS4 – Durante o último ano, e na verdade tendo início com a libertação de Mandela e sua invulgar e brilhante atuação como presidente, brancos e negros se aproximam cada vez mais. Ainda há um longo caminho para percorrer, mas será percorrido. Principalmente em competições esportivas.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics