TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O que falar quer dizer.


Texto do senador Jose sarney, aliado de primeira hora da ex-querda brasileira. Quando abri o Blog de Roberto Romano, agora 12h em Buenos Aires, não acreditei. O autor de Maribondos de fogo fez arder minhas células cerebrais. Peguei fogo. Fui picada pelo mariNbondo. Fico envergonhada de ler um texto de um senador. Um texto simples, com uma ilógica tão flagrante. da Folha de São Paulo, ilustre senador que escreve lá toda sexta-feira. Senador: somos todos netos de alguém. Um mais outros menos mas todos temos avós, bisavós, principalmente aqueles avós, avôs, bisavós e bisavôs que trabalharam, trabalharam e morreram ... trabalhando. O que tem a ver as netas do Tiradentes com a aposentadoria eterna dos políticos. Aliás, dizem que Tiradentes morreu para livrar esse país dos impostos portugueses, dos roubos e desmandos. Ou estamos todos errados? Hay otros netos de Tiradentes: estan en el SENADO E CONGRESSO ... Haja paciência.

São Paulo, sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011


JOSÉ SARNEY

Netas de Tiradentes


Fiquei com pena de Tiradentes. (como assim?) De repente está passando à história como sugador da nação (ele não, mas seus netos sim e aqueles que privilegiram-lhes). Tinha tantos privilégios que até hoje transmite a quatro trinetos pensões de dois salários mínimos (TRINETOS, senador, trinetos) E, de fato, dois salários mínimos é pouco mesmo, não é?. Não temos realmente o gosto de fazer justiça (não temos o GOSTO, mesmo, pois se tivéssemos os políticos não aumentariam 62% seus salários). O maior de todos os heróis brasileiros não pode ser alvo de notícias que podem levar a conclusões erradas.
(Não sei quanto media Tiradentes, mas tenho dúvida se é o maior de nossos heróis, aliás, heróis ou homens decentes?)


Um menino francês, numa enquete sobre a identidade nacional, disse que ser francês era cantar a Marselhesa, belicosa, a convidar os cidadãos às armas. Aqui, tenho medo de perguntar a um estudante quem é Tiradentes e ele me responder que é aquele que tem quatro trinetos recebendo pensão do governo (por que não? por que os jovens não podem obscurecer o herói do senador quando seus parentes maamam nas tetas do Estado?).



O Brasil, formado, ao contrário dos países da América espanhola, num processo de construção civil, tem relativamente poucos heróis nacionais na verdadeira acepção do termo. Sem dúvida, o maior, pelo martírio e pela dedicação à causa da Independência brasileira, é o alferes Joaquim José da Silva Xavier.
UI!

O governo português o condenou à morte na forca, ordenando que, "depois de morto, seja-lhe cortada a cabeça e levada a Vila Rica, onde no lugar mais público dela, será pregada em um poste alto, até que o tempo a consuma, e o seu corpo será dividido em quatro quartos, pregados em postes, pelo caminho de Minas, no sítio da Varginha e das Cebolas, onde o réu teve as suas infames práticas, e os mais nos sítios das maiores povoações, até que o tempo também os consuma, declaram o réu infame, e seus filhos e netos tendo-os, [à] e a casa em que vivia em Vila Rica será arrasada e salgada".

O governo português - desde 1500 a 1789 - não permitiu jornais, três pessoas conversando numa esquina juntos (daí a ideia de quando vemos mais de 3 pessoas juntas falarmos que elas estão armando uma confusão), não podiamos ter escolas, universidades, gráficas, livros... Quantos homens foram enviados para a Africa exilados? O senador sabe? o senador sabe quando homens foram mortos nas revoltas desde 1600? Indios?


Nos autos da devassa, registra-se que prepararam uma cilada para que ficasse provado que Tiradentes conspirava contra o rei. Um espião lhe diz: "Eu aqui estou para trabalhar para ti". Tiradentes responde: "E eu, a trabalhar para todos".



Nossa dívida com Tiradentes deve continuar para sempre.



Na Câmara dos Deputados, o projeto 7.377/ 2010, encaminhado pelo ex-presidente Lula, apoia os jogadores das seleções campeãs do mundo de 1958, 1962 e 1970. O projeto assegura aos jogadores e seus sucessores um prêmio de R$ 100 mil e uma pensão de cerca de R$ 3.500. Alguns vivem em estado de penúria. CERTO. MUITOS VIVEM EM PENÚRIA. OS QUE VIVEM DO SALÁRIO DE R540,00 TAMBÉM.

Sou a favor deles (eu não sou). É justo que assim procedam com os que deram nome e glória ao país e ao nosso povo.


Espero que o país cultive seus heróis, os que lhe deram glória e os que honraram a pátria. Nossos heróis devem ser lembrados. Seus descendentes devem ser ajudados pela nação. É nossa obrigação com o passado. Não podemos esquecer nosso futuro. Se pagarmos a todos os heróis (ASPAS AQUI) onde o povo vai parar? E quem escolhe o herói? os senadores?


Quem trabalhou por todos merece o reconhecimento de sua pátria. QUEM TRABALHOU, E A PREVIDÊNCIA BRASILEIRA ATENDEU. E QUEM NÃO TRABALHOU?

--------------------------------------------------------------------------------
JOSÉ SARNEY escreve às sextas-feiras nesta coluna


De 1967 a 1973 tive uma professora de história chamada Maria Wilma. Graças a ela pude aprender história no ginásio, no segundo grau e saber que os heróis nào se limitam aos escolhidos pelo poder para representar as penúrias de um povo. Viva Maria Wilma! Pobre de nós com esses senadores.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics