TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

domingo, 14 de agosto de 2011

Neoliberalismo: duas décadas depois ... a derrota



Por Joana Lopes, Portugal, Blog Entre as brumas da memoria, aqui
Equilíbrio instável

No Correio de Amanhã de ontem, um texto interessante de
José Medeiros Ferreira.


«Os acontecimentos dos últimos dias atingiram o universo anglo-saxão, que andamos a tentar copiar há cerca de 20 anos – na educação, na economia, e até nos costumes políticos. Percebe-se: a primeira fase da globalização teve o seu selo. Ronald Reagan e Margaret That-cher levaram o neoliberalismo ao rubro quando tudo parecia funcionar bem, da ajuda aos taliban no Afeganistão ao desmantelamento da força sindical em Inglaterra. Duas décadas depois, os recursos de Washington esvaem-se em guerras de usura e as ruas de Londres são invadidas por tumultos sem política nem objectivos sociais. (…)


O neoliberalismo levou à anarquia. Os actos criminosos praticados nas ruas de Inglaterra serão em parte castigados e a ordem restabelecida. Mas o aviso sobre o barril de pólvora em que se sentam as grandes cidades está dado. Para a Inglaterra e não só.


Porém, o que mais marcou o futuro da política internacional foi o passo dado pela Standard & Poor’s ao degradar o triplo A da dívida dos EUA para AA+. Um pequeno passo para a agência mas uma grande passada para uma nova fase da globalização... (…)


O que a Standard & Poor’s revelou foi a completa privatização da globalização financeira.»


Na íntegra, aqui.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics