TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

El Atheneo, Buenos Aires





El Atheneo. De acordo com os simpáticos taxistas daqui de Buenos Aires, é a maior libreria da América Latina. É um antigo teatro. Encontrei UMA pérola de livro. Do Brian Goodwin, biólogo ilustre. Ilustre desconhecido dos biólogos brasileiros. Discípulo do inglês Conrad Hall Waddington, o biólogo que questionou o modelo de DNA e as metáforas "gene, segredo da vida", gene, pedaço de DNA, Brian Goodwin escreveu vários livros. Eu havia comprado no Brasil há dois anos o livro "As manchas do leopardo" em inglês. A edição espanhola parece ser boa e garante uma leitura mais rápida dos alunos. Las manchas del leopardo. A evolução da complexidade, é um texto herdeiro das concepções e pesquisa de Waddington para quem os genes, por si sós, não explicam a evolução e adaptação das espécies. Para Goodwin, os organismos são tão competitivos quanto cooperativos, tão destrutivos como criativos e nada temos a ver com as imagens de "genes egoístas", estratégias de sobrevivência, a guerra de todos contra todos. Felizmente, começa a entrar no debate entre os geneticistas, cientistas super resistentes a mudanças de paradigmas, a ideia de que o DNA perdeu seu reinado, para usar mais uma metáfora.
Em espanhol, a edição do Las manchas del leopardo, de Brian Goodwin é da Tusquets, série Metatemas, a primeira edição é de 1998 e a segunda, de 2008. O último biólogo que ler .... é um retardatário.
Outra pérola: um CD da Chavela Vargas.
Comprei também o livro de Robert B. Laughlin, Crímenes da razón. El fin de la mentalidad científica. Editora Katz. Um dia desses comento. E para não perder a linha, Mundo consumo do Zymunt Bauman, Paidós.
E DVDs de documentários argentinos porque no Brasil nunca encontro esses filmes.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics