TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

AQUI, na Má-ringa!

Tentando entender Maringá
Da professora Ana Lúcia Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá, do Observatório das Metrópoles:
Estou tentando entender essa cidade. Aqui tem 4 das 1000 maiores empresas do Brasil mas, a maior fatia de imposto é produzida pelo IPVA e não pelo ICMS; aqui é o lugar onde existe a sociedade civil dita mais atuante e a democracia mais avançada (como o prefeito divulgou no Fórum Social Mundial) mas essa mesma louvada sociedade democrática faz campanha para que o seu Legislativo não tenha peso representativo, como se não fosse um importante pólo regional; a Dallas brasileira é aqui mas 33% dos chefes de família não conseguem comprar a casa própria e moram de aluguel; aqui tem sempre um braço de todas as operações da Polícia Federal; o preço não é critério de concorrência em licitação; aqui Estado e Igreja ainda não se separaram; aqui empreendedor supermercadista vira banqueiro e deputado vira loteador; não há favela aqui mas a cidade ganha R$ 25 milhões para projeto de desfavelização.


Aqui o trânsito não flui, mas mata; o contorno não contorna, o Horto não abre, o teatro, não se freqüenta, o público não se permite e o governo não governa para todos.


Aqui é um lugar em que as pessoas só acreditam porque não sabem que os que dominam, como dizia La Boétie “…só tem dois olhos, só tem duas mãos, só tem um corpo, e não tem outra coisa que o que tem o menor homem do grande e infinito número de vossas cidades, senão a vantagem que lhe dais para destruir-vos. De onde tirou tantos olhos com os quais vos espia, se não os colocais a serviço dele? Como tem tantas mãos para golpear-vos, se não as toma de vós? Os pés com que espezinha vossas cidades, de onde lhe vêm senão dos vossos? (…). Decidi não mais servir e sereis livres.”


****************************************************

Comentário:


Ana e Paulo (que me enviou o texto da Ana): chamo isto aqui de SOBERBA DE BREJO. O que aterroriza é a OBEDIÊNCIA NOSSA, DO POVO ... parece que em Maringá só entra e mora quem tem atestado de boa conduta e de obediência tirada no DOPS.

Quem chega aqui e é obediente, tem logo uma cadeira cativa com a elite. E a elite é a menina dos olhos dessa cidade. Putas, favelados, negros, pobres só se forem limpinhos ... e bonzinhos. Aqui a gente gosta de ser acolhido pelos ricos. Dar as mãos aos maiorais, aí daquele que é diferente!

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics