TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

domingo, 28 de outubro de 2007

Mike Davis comenta as chamas da Califórnia

O Katrina dos subúrbios Folha de São Paulo
O urbanista Mike Davis, morador de San Diego e crítico das implicações ambientais do capitalismo, fala sobre os incêndios na Califórnia
ERNANE GUIMARÃES NETO
Em sua casa em San Diego, uma das cidades mais atingidas pelo incêndio que causou mais de US$ 1 bilhão em prejuízos na Califórnia, Mike Davis diz que prefere ver as notícias pela TV de língua espanhola. "Só eles falam do que acontece fora dos EUA."
Para Davis, a incapacidade norte-americana de enxergar o mundo exterior explica inclusive o incêndio iniciado no domingo passado, que desalojou mais de 500 mil pessoas no Estado. Segundo ele, em vez de aprender com casos anteriores e com os prognósticos dos cientistas, os habitantes da região limitaram-se a eleger bodes expiatórios: os imigrantes. Na entrevista abaixo, feita por telefone na quarta-feira, no auge do incêndio, Davis explica a situação na Califórnia -e a crise ambiental mundial- por meio da interação entre política e pobreza. "O clima tira pessoas do campo, as cidades não estão preparadas para prover residência, trabalho e água. Essas coisas têm de ser vistas em conjunto."
FOLHA - O sr. não teve de deixar sua casa?
MIKE DAVIS - Vivo num bairro antigo perto do centro, predominantemente "latino". Estamos seguros, mas cobertos de fumaça. A área onde mais pessoas abandonaram suas residências e mais casas foram destruídas fica no norte. A metade norte de San Diego e seus subúrbios formam um padrão contínuo de comunidades cercadas, com a maior concentração geográfica de votos republicanos dos EUA. Por isso temos aqui o oposto de Nova Orleans [onde o furacão Katrina matou cerca de 1.800 pessoas e deixou centenas de milhares de desabrigados em 2005].
FOLHA - É o "Katrina dos Ricos"? DAVIS - É o Katrina Republicano ou o Katrina dos Subúrbios. É claro que muitas pessoas comuns vão sofrer mais, mas no momentos são invisíveis. A mídia enfatiza comunidades ricas. E, enquanto Tijuana [México], nossa cidade-irmã, enviou caminhões de bombeiro para ajudar, as pessoas daqui falam que saqueadores mexicanos vão levar nossas coisas. Estamos no meio da pior seca da história no sul da Califórnia; alguns dos maiores especialistas em clima nos EUA dizem que não é só uma seca, mas uma prévia de nosso novo clima.
FOLHA - Os incêndios deste ano na Europa têm a ver com o novo clima?
DAVIS - Os modelos elaborados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas prevêem seca e mais incêndios em regiões como a fronteira sudoeste dos EUA e o Mediterrâneo. Seja por causa de aquecimento global ou não, é exatamente o que foi previsto e o que será daqui para a frente. Os maiores incêndios ainda devem vir, e a região que sofre a seca mais inusitada da história é o sudeste dos EUA: Geórgia, Alabama e Carolina do Sul enfrentam a possibilidade de ficar sem água potável. As florestas de lá queimariam em tal escala que este incêndio ficaria parecendo uma fogueira.
FOLHA - Os EUA não estão preparados para isso?
DAVIS - No sul, já houve pequenas secas, alguns incêndios, mas as condições criadas para incêndios agora são inéditas. Imagine o clima do Rio de Janeiro ficando como o do Nordeste brasileiro: ninguém estava preparado, eles viviam com abundância de água. Aqui em San Diego, 80% da água vem de fora. Os pobres que dependem da agricultura vão enfrentar a seca. Somando tudo, aumentará a desigualdade e a histeria em relação aos imigrantes. As pessoas não percebem que estão à beira de uma seca sem precedentes. O que veremos serão "guerras por água": México contra EUA, Califórnia contra Arizona.
FOLHA - E assim a crise ambiental se tornará política?
DAVIS - É política desde o início. Afinal, dividimos mais recursos do que realmente existiam: a água do rio Colorado é dividida por todo o sudoeste americano, tomando-se por base o período de 20 anos de maior precipitação dos últimos 500 anos. E tudo isso antes da mudança climática.
FOLHA - Que acha dos incêndios para abrir pastagens no Brasil? DAVIS - É conveniente para os ecologistas do hemisfério Norte culpar a queima da Amazônia por tudo e não olhar para o que fazemos em nossos quintais. Não vou entrar nesse simplismo: os EUA têm mais responsabilidade que qualquer outro país. Nós é que dirigimos carros maiores que tanques.
FOLHA - É preciso parar de dirigir carrões?
DAVIS - Claro. Usávamos, 25 anos atrás, carros japoneses pequenos e mais eficientes. Agora são carros de inspiração militar, os jipes gigantes. Como o governo de George W. Bush e a CIA [agência de inteligência] não encontram Osama bin Laden, passam a caçar os "ecoterroristas": garotos que incendeiam lojas de jipes.
FOLHA - Esses são maus exemplos de consciência ambiental. Quais são os bons exemplos? DAVIS - São os grupos ambientalistas. O problema desses movimentos é a concentração em preocupações de classe média, sem saber como fazer do clima e do lixo temas populares. No mundo todo se criam soluções, enquanto nós estamos isolados. O americano comum não tem conhecimento sobre as inovações em ecologia urbana: compartilhar carros, fazer rodízio... Mesmo nos EUA há idéias boas, mas são raramente comentadas na mídia ou ensinadas na escola. Dá para avaliar os EUA por nossa reação a Nova Orleans, o abandono que sofreu uma das mais cidades do país mais importantes culturalmente.
FOLHA - Acha que o Katrina ensinou uma lição aos EUA?
DAVIS - Ensinou lições erradas: que afro-americanos pobres não têm peso político, que dá para esconder a inação quase criminosa. Eu havia escrito antes do Katrina sobre a ineficiência no resgate das pessoas. É como San Diego: já sabíamos que ia pegar fogo.
FOLHA - E o que os EUA aprenderão com este incêndio?
DAVIS - Essa é a questão. Esta é uma réplica ampliada do incêndio de 2003. Naquele ano não aprendemos nada. Foram destruídas 2.000 casas, as soluções surgiram nas cédulas de votação: criação de um novo distrito de bombeiros no condado, restrição do crescimento urbano em direção ao campo. Mas as propostas foram rejeitadas.
FOLHA - O que é preciso fazer para evitar a crise que se afigura?
DAVIS - O que precisamos entender é a relação entre mudança climática, agricultura de subsistência e organização da pobreza. Essas coisas interagem cada vez mais: o clima tira pessoas do campo, as cidades não estão preparadas para prover residência, trabalho e água. Essas coisas têm de ser vistas em conjunto para lidarmos com o problema.E fronteiras são atos de violência. A fronteira com o México é pior que o Muro de Berlim. Mas não se resolve esse problema sem atacar as questões de desenvolvimento no México. Deveríamos discutir uma idéia que assusta os conservadores deste país: algo como a União Européia, incluindo direitos aos cidadãos, seria a solução. É necessária uma verdadeira declaração de direitos humanos, que o Acordo de Livre Comércio da América do Norte não tem. Senão, o que fica é o direito à exploração.
FOLHA - E isso teria conseqüências boas para o ambiente?
DAVIS - Claro. Nossas soluções têm sido exportar os problemas para o México: as indústrias estão mudando para o outro lado da fronteira. E a questão não é a fronteira, são direitos verdadeiros para as pessoas.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics