TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Crônica da demagogia


Do Blog Toinho de Passira, The Passira News


"Falando da CPMF, ele disse: 'Chega de mais impostos, chega dessa estrutura tributária deformada e burocrática'. Era Aloizio Mercadante, em março de 1999" - o que teria mudado na cabeça do petista?
André PetryFonte: Revista VEJA

Na democracia brasileira, Lula foi o mais insistente oposicionista. Foi oposição a tudo e a todos, recusou-se a se aliar a qualquer governo de 1985 em diante, até que chegou a sua hora de morar no Palácio da Alvorada. E, no entanto, apesar de sua longa experiência na planície, Lula é seguramente o político que mais ajudou a desmoralizar o papel de oposicionista na democracia brasileira. Lula já disse que na oposição só fazia "bravatas" e, mais recentemente, informou que, entre as bravatas, se incluíam os princípios.

A frase devia ser gravada em mármore: "Principismo você faz no partido quando pensa que não vai ganhar as eleições nunca". Um show de desmoralização. Agora, durante a viagem à África, Lula manteve a campanha para aprovar a CPMF e saiu-se com a seguinte declaração à oposição demo-tucana: "Acho importante que todo mundo releia discursos de quatro ou oito anos atrás e mantenha a posição".

Lula, claro, queria lembrar o que diziam ex-pefelistas e tucanos nas votações da CPMF durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. De fato, os discursos daquela época são muito divertidos. Tem tucano dizendo que "quem quer doente com saúde devolvida que vote a favor da CPMF" (by Arthur Virgílio), tucano discorrendo sobre "as inegáveis vantagens da CPMF" (by Alberto Goldman) e tucano afirmando que "a CPMF representa o modelo que mais se aproxima da forma de cobrar impostos no futuro" (by Antonio Carlos Pannunzio).

Mas Lula, querendo denunciar uma contradição dos adversários, não devia dizer que acha importante "todo mundo" reler discursos antigos sobre a CPMF. Eis por quê: • Em julho de 1996, Paulo Paim, do PT gaúcho, subiu à tribuna da Câmara dos Deputados quando se discutia a criação da CPMF e disse: – Que imposto daninho esse! Uma semana depois, com a CPMF já aprovada, Paim voltou ao assunto: – Listei 22 motivos pelos quais o Partido dos Trabalhadores votou contra. (Já se sabe para que servem as listas dos petistas....) •


Em maio de 1998, quando se debatia a prorrogação da CPMF, o deputado Arlindo Chinaglia, do PT paulista, fez um discurso em que disse o seguinte: – Queremos alertar para o fato de que o Partido dos Trabalhadores votou contra a CPMF e não temos nenhum motivo para alterar sua opinião. (Petista não muda de opinião. Muda de conveniência.)


• Em março de 1999, debatia-se o aumento da alíquota da CPMF de 0,20% para 0,38%. O deputado e hoje senador Aloizio Mercadante, do PT paulista, fez um desabafo na tribuna: – Chega de mais impostos, chega dessa estrutura tributária deformada e burocrática! Dias depois, José Genoíno anunciou o voto do PT na discussão com um discurso aplaudido ao final. Disse: – A oposição coloca-se contrária à CPMF por razões globais, pela visão de um outro modelo econômico, diverso desse que o presidente Fernando Henrique Cardoso adota. (Essa, pela grandeza da bravata, fica sem comentários.)

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse Merca eh sensacional, eh a nossa esperanca de uma dupla com a organizacao co-irma a do FHC, numa candidatura Aecio/Mercadante. O mais interessante e impressionante eh que o discurso dele e do probo Enio sao identicos serah que sao a mesma pessoa? Nao me lembro de ter visto uma foto com os dois juntos.

Cervo™ $$$$$$$$$$$ Servo™

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics