TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Jader, as rãs, Renan e os cocos...




Deu na Folha de S.Paulo e no NOBLAT
Remake
Por Eliane Cantanhêde:

Jader Barbalho foi presidente do Senado e enrolou-se com rãs, verbas da Sudam, fortunas inexplicáveis. Foi obrigado a renunciar ao mandato para sobreviver. Sobreviveu. Preservou os direitos políticos, elegeu-se deputado e -pode anotar aí- vai voltar ao Senado com apoio do PT. Eis o quebra-cabeça de 2010 no Pará: Jader precisa do PT para se eleger senador; o PT precisa de Jader para reeleger a governadora Ana Júlia.

Jader é o que se chamava de "animal político". Esperto, com forte senso de autopreservação, uma fera quando necessário. Deixou o pau comendo na polícia e na Justiça e voltou ao Congresso. Longe dos holofotes e dos plenários, refugiou-se nos bastidores e aproximou-se do PT, onde vislumbrou sua porta de saída da crise e de reentrada no poder. Foi ativo articulador do casamento do seu partido, o PMDB, com o governo Lula.

As habilidades de Jader contaram muito, mas o ato decisivo da volta por cima foi um velho artifício da impunidade: a renúncia. Se o sujeito é cassado, fica anos fora de cena e murcha. Se renuncia, volta, lépido e fagueiro. Jader tentou resistir, mas acabou renunciando. Saiu da mídia e preservou os direitos políticos. Saiu pelos fundos para voltar pela frente nas eleições. Voltou.

Renan Calheiros também é do PMDB, chegou à presidência do Senado e virou o alvo número um das denúncias políticas, mas não aprendeu a lição de Jader. Assinante Folha leia mais aqui

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics