TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Gente que me fez gente


Quando, em 1989, cheguei ao Instituto de Psicologia da USP, SP, para fazer meu doutorado, encontrei muita gente boa. Pessoas finas. Eu viera de outra área (biologia/educação) e estava em seara alheia. Mas, muitos professores são a "finesse" de nossas vidas. A pitada de sal. Uma das professoras que amei pela vitalidade intelectual, pela simpatia e bom humor foi a querida Arakcy Martins Rodrigues. Fiz as duas disciplinas ministradas por ela: Indivíduo, grupo e sociedade. Arkcy publicou um livro dos mais emocionantes e bom metodologicamente (como requer a pesquisa de campo na área social): Operário, operária. Em 2003 estava em uma banca de doutorado em Curitiba e reencontrei-me com outra querida "profe", Silvia Leser de Mello. Por ela soube da morte da minha amada "teacher" em 2000. Apenas 62 anos. Arakcy e Silvia fizeram filosofia na USP. Velha guarda. Arakcy foi para a psicologia e psicanálise. Suas aulas eram maravilhosas. Sempre saia com vontade de ler mais, estudar mais e escrever mais. SAUDADE das boas tardes com ela no Instituto de Psicologia da USP, em São Paulo. Arakcy me fez mais gente. Devo muito a ela.


Outro dia volto a falar desse povo que me fez melhor.

Na falta de uma foto fica o livro dela.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics