TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

terça-feira, 17 de março de 2009

Nofa!



Do Ricardo Noblat
Todo cuidado com elle é pouco. Foto: O Globo
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=da-teledemocracia-para-ciberdemocr-cia

O comportamento do ministro José Múcio Monteiro, das Relações Institucionais, em dois recentes episódios políticos, deixou o PT furioso com ele.
Múcio ajudou discretamente a eleição de José Sarney (PMDB-AP) para presidente do Senado. E também a eleição de Fernando Collor (PTB-AL) para presidente da Comissão de Infra Estrutura do Senado.
O ministro responsável pela articulação política do governo agiria assim à revelia de Lula ou até mesmo contra a vontade dele? É óbvio que não.
Muito menos Múcio, ministro habilidoso e disciplinado, que por ter sido no passado adversário do PT e do próprio Lula está obrigado a provar todo dia que é lulista desde o berço. Petista, não, que ninguém acreditaria. Lulista dá para acreditar com uma certa dose de boa vontade.
Por três vezes, Sarney disse a Lula que não seria candidato a presidente do Senado e que apoiaria a candidatura de Tião Viana (PT-AC). Disse-o ao próprio Viana três vezes. Lula acreditou ou fingiu que acreditou – Viana, não.
Mas quando Sarney traiu a palavra a pretexto de servir aos superiores interesses do PMDB, Lula lembrou sua incoerência, fez cara feia e pronto. Largou Viana às feras. E mais tarde elogiou a eleição de Sarney. Para efeito externo, o que vale é que Sarney é da base do governo. Assim, Lula poderá dizer que venceu com ele como venceria com Viana.
Ora, Collor se elegeu presidente da Comissão de Infra Estrutura do Senado concorrendo contra a senadora Ideli Salvatti (SC), ex-líder do PT. Collor não é lulista desde o berço, mas é, sim, da base do governo.
Ser da base de um governo popular, e que descobriu a tempo as vantagens da política franciscana do “é dando que se recebe”, é um ótimo negócio para qualquer político sem apego a idéias próprias e sem preocupação com essas coisas menores, triviais, do tipo ética, valores, princípios, compostura, moralidade, pundonor.
Ou seja: é um ótimo negócio para uma classe política cada vez mais degradada como é a nossa.
Naturalmente, Lula quer tudo no mundo - menos ver sua base de apoio se estilhaçar. Precisa dela para eleger Dilma. Por isso que não mexeu um dedinho para dar força à Ideli. Pelo contrário: aconselhou-a a não disputar contra Collor.
Múcio é do PTB de Collor e do ex-deputado Roberto Jefferson, ainda bastante influente dentro do partido. E de alguma forma é também o fiador do apoio do PTB ao governo. Múcio faz o que Lula manda.
Somente o PT finge não ter sacado ainda que Lula deixou de ser petista há muito tempo. Desde que o apóie, Lula não discrimina partidos nem políticos – pelo contrário.
Esqueçam que no passado ele chamou Sarney de o maior ladrão da República, acusou o Congresso de ser um antro de picaretas e foi vítima de baixeza inominável por parte de Collor na eleição presidencial de 1989.
Lula não tem desafetos - tem ex-desafetos. Nenhum adversário dele está impedido de se tornar seu aliado na hora que quiser.
Bom caráter? Para com isso, meu irmão. Andou bebendo? Não se faz política apenas com os dotados de bom caráter. De resto, está difícil encontrar político com bom caráter.
O voto de opinião escasseia no país. Campanha custa uma nota preta. A política abandonou os ambientes outrora austeros para ser feita na televisão.
O início do segundo XXI, como escreveu Javier Del Rey Morató, professor de teoria geral da informação da Universidade Camputlense de Madri, marca o início do trânsito da teledemocracia para a ciberdemocr@cia.
Quer exemplo mais eloqüente disso do que a campanha de Barack Obama para presidente dos Estados Unidos?
O que antecipa Morató pode ser bom ou mau – a depender dos atores. Devido à qualidade dos nossos, desconfio que será mau por um longo tempo.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics