TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

sábado, 8 de maio de 2010

O buraco do deputado


Sexta-feira, ontem. Reunião do Conselho Interdepartamental do CCE da Universidade Estadual de Maringá. Assistimos à apresentação do Projeto Transposição do Túnel. Isto é: o deputado do PP da Má-ringa e o seu irmão prefeito propõem um túnel, à moda da década de 1970 de São Paulo, para passar embaixo da biblioteca da Universidade, e desafogar o trânsito da Má-ringa. Transposição dos irmãos. Pode ser chamada de transposição Franskestein.


A universidade (que tem uma área muito pequena) ficará recortada para atender a cidade que mais tem carros nesse mundão. Segundo o prefeito para atender os usuários de carros, os carros essas máquinas tão importantes, representações sociais do PROGRÉÇIO da Má-ringá. Má-ringá tem que ser a cidade de São Paulo da década de 1970.

Vejamos alguns problemas:


1 - o túnel do deputado, ou tatuzão do PP, recorta a UEM. Mesmo em forma de túnel os carros e seus ruídos não permitirão o uso da biblioteca, dos laboratórios de química... Tá certo, os políticos não lêem, nem pesam minúsculas porções de elementos químicos, nem sabem o que é isso. Ciências? Bah!


2 - e grave! o tatuzão do PP atende apenas aos carros. E as bicicletas? O prefeito e seu irmão do PP andam, como dizia minha professora do ginásio, como caranqueijos... para trás (na verdade andam de lado). Em um mundo de debate sobre a sustentabilidade, a diminuição de carros, menos Co2 no ar e gases tóxicos... as bicicletas estão perdidas. Um viva aos carros! às montadoras, às empreteiras que construirão o túnel.


3 - falando em empreteiras de obras faraônicas... fica a pergunta que não quer calar: QUEM SÃO OS AMIGOS EMPRESÁRIOS QUE FARÃO ESSA DESTRUIÇÃO? Aqui mora o perigo!


4 - na contramão da história os pepistas ou papistas transformam Maringá no quarto mundo. Na França, senhoras chiques andam de bicicletas. Na Holanda também. Na Má-ringa os empreteiros determinam a destruição do terreno da Universidade Pública, das bicicletas e dão a solução mais infame e desigual.


5 - o prefeito e seu irmão falam em crescimento da cidade. falam em progreçio. O crescimento, senhor prefeito, passa, as desigualdades ficam. É só observar as estatísticas e ver que a maioria da população anda de ônibus, de bicicleta e a pé. A questão não é: você é a favor ou não ao progresso técnico? MAS VOCÊ É FAVOR DE QUE TÉCNICA? DE UMCARRO QUE ANDA A 300 KM POR HORA OU DE UMA CIDADE EM QUE MOREMOS MELHOR, COM ENERGIA RENOVÁVEL, COM MENOS CARROS EMPATANDO AS RUAS ?


O prefeito e seu irmão deputado perdem uma chance (mais uma) de fazer da cidade chamada de ecológica, uma cidade moderna, de primeiro mundo. Opta pelos empresários e sua sede de lucro. Pelas obras faraônicas que nunca terminam. Priva-nos da vida. Opta pela cidade morta.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics