TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Eu tenho a força!


Braziu no feriado de sua fundação republicana. Na verdade, a república foi "proclamada" na calada da madrugada do dia 16 de novembro de 1889e não dia 15. Fico imaginando a zorra depois que se declarou o Braziu uma RES-publica. Coisa pública. Mas, a coisa pública no Braziu nasceu privada. Res-privada. Infelizmente. A começar pela idéia de proclamação da res-publica. Proclamar uma coisa é diferente de pensar em ação dos homens sobre as coisas. Nessa republica brazilera a igreja católica tomou parte. Militares, igreja católica, proprietários rurais e uma pequena classe média. Começamos onde a revolução francesa arrasou. O resultado foi uma penúria danada. Reconheço a democracia, seus mais valiosos bens. Mas o que vemos mais no Braziu é um monte de homens públicos trabalhando a sua parte, a sua privatização. Inclusive nos mais recônditos lugares. Escolas (diretoras que levam a televisão que as crianças ganharam do CQC para casa; uia, roubam as crianças pobres!); universidades públicas (bolsas, aulas .... sem regras), postos de saúde... Braziu! Ai, que preguiça.


A gente tem tanta sorte que quando conseguimos as liberdades democráticas, derrubamos a ditadura na década de 1980, o resto do mundo entrava no neoliberalismo. É demais!

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics