TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Meus queridos leitores

Imagem: Alfred Kubin
Giulio, da Itália e Machado, de Cambará,PR, atentos e cultos leitores escreveram:

Caríssima Marta,
na nota de Roberto Romano escrita em 1/10 (...)“Bem, o aluno era o humorista Aparício Torelly Aporelly (1895-1971), mais conhecido como "Barão de Itararé". Por que “Itararé”? Bem, Itararé foi uma batalha que não houve na guerra contra o Paraguai.”
Há alguns detalhes que não são bem assim: O Barão de Itararé tinha por nome Aparício Fernando de Brinkerhoff Torelly e assinava Aporelly (uma espécie de acrônimo do seu primeiro e último nome). A batalha de Itararé, que nunca houve, foi em 1930, quando as tropas revolucionárias do Rio Grande do Sul, que marchavam para a capital Rio de Janeiro, esperavam encontrar resistência das tropas legalistas na cidade paulista de Itararé o que não aconteceu, assim, nesse ano Aparício passou a usar o irônico título nobiliárquico de Barão de Itararé. (a Guerra do Paraguai foi de 1864 a 1870)

Um grande abraço e desculpe pela observação.
Giulio

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
D. Marta, boa noite, a senhora está equivocada com a Batalha de Itararé.

"Durante a Revolução de 1930 quando Getúlio partiu de trem rumo a capital federal (então Rio de Janeiro), esperava-se que ocorresse uma grande batalha em Itararé, que não ocorreu pois os militares depuseram o presidente Washington Luís em 24 de outubro daquele ano". Abraços, JB Machado Cambará Paraná
++++++++++
Obrigada!

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics