TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

...



WIKILEAKS: Suspeita de desvio de verba na sede da UNESCO em Brasília
Por Herivelto Quaresma em 08/07/2011

Em 2006, diplomacia americana suspeitou de irregularidades em convênios da UNESCO com ministérios do governo brasileiro. Por Julio Cruz Neto, especial para a Pública.

A sede da UNESCO em Brasília foi tema de vários telegramas da diplomacia americana, como mostram documentos vazados pelo Wikileaks e divulgados pela agência Pública, que até hoje permaneciam inéditos na imprensa brasileira.

São diversas denúncias que giram em torno de uso indevido de verbas, e envolveram ingredientes de peso, como a relação bilateral Brasil-EUA, os empregos de muitos funcionários da Esplanada dos Ministérios e a imagem do órgão da ONU perante a justiça e a sociedade brasileira.

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) tem sede em Paris.

Foi na embaixada dos Estados Unidos na capital francesa que o assunto circulou durante o ano de 2006. O primeiro dos seis telegramas a que a Pública teve acesso é de 4 de abril e diz: “Comitê executivo da UNESCO considera plano do diretor-geral para ‘reorientação’ do escritório problemático de Brasília”.

A diplomacia americana viu com gravidade as denúncias de que através de convênios com os ministérios brasileiros, a UNESCO estava subcontratando trabalhadores para esses ministérios – sem concurso público ou prestação de contas. Os americanos temiam que isso pudesse representar um risco legal, já que corria uma ação civil por improbidade administrativa contra a UNESCO, por supostamente causar danos aos cofres públicos brasileiros.

Unescoduto


No decorrer daquele ano, outros telegramas revelaram detalhes de supostas irregularidades.

“Começando em 1998, e acentuadamente a partir de 2003, o Ministério da Saúde driblou restrições para contratação de pessoal por meio de parcerias com a UNESCO e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), algo que está fora da alçada da UNESCO”, informa um documento de dezembro de 2006 ..



LER MAIS AQUI

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics