TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

domingo, 24 de julho de 2011

Dante...







EmRibeirão Preto, SP, enquanto cursava biologia, lia, também, tudo que me caía na cabeça, nas mãos. Um professor indicou-me Dante Moreira Leite, Do amor romântico e outros amores. Sublime livro. Para compreender Guimarães Rosa precisei ler Dante, sim. Depois comprei outros livros do Dante M. Leite. Análise do caráter nacional, sobre Psicologia diferencial, Psicologia e Literatura. Na sexta encontrei na livraria da Universidade, da Editora da Unicamp, o livro CORRESPONDÊNCIA. Registros de uma convivência intelectual. É a corrrespondência entre Dante Moreira Leite e Jorge de Sena. Leio devagar. São cartas muito belas. Na carta de 2 de julho de 1975, Dante comenta sobre a crise de seu casamento. Em 30 de julho de 1975, Jorge Sena fala de triste notícia da separação. Separam-se Dante e Miriam. Depois Dante a pede em casamento novamente. Em 24 de fevereiro de 1976, Dante tem um infarto. Faleceu aos 48 anos. Jorge Sena falece também. Em março de 1976, desgostoso da morte do amigo.

Nas cartas vemos dois grandes professores e escritores à volta com seus problemas (e soluções) nas universidades. Seus belos projetos e a situação dos salários. Jorge nos EUA e Dante na Unesp de Araraquara, SP.
Ver texto abaixo:



Psicologia: ciência e profissão
versión impresa ISSN 1414-9893
Psicol. cienc. prof. v.22 n.3 Brasília sep. 2002

BIOGRAFIA

Dante Moreira Leite


Maria Luiza Sandoval Schmidt*; Tatiana Freitas Stockler das Neves**

Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia. Laboratório de Estudos do Imaginário


Dante Moreira Leite nasceu em Promissão (SP) em 22 de outubro de 1927. Cursou a escola primária e o ginásio em Mogi das Cruzes, transferindo-se, posteriormente, para o Colégio Estadual Presidente Roosevelt em São Paulo, onde concluiu o chamado curso clássico, em 1946. Em 1950 formou-se em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL-USP), dedicando grande parte de sua vida, desde então, ao ensino universitário e à pesquisa acadêmica.

Foi docente junto à FFCL-USP entre 1951 e 1958 e responsável pelas disciplinas de Psicologia e Psicologia Educacional da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara entre 1959 e 1971. Retornando à Universidade de São Paulo, em 1971, para o recém-criado Instituto de Psicologia, foi chefe do Departamento de Psicologia Social de do Trabalho até 1974, quando assumiu a diretoria do Instituto.

Escritor e pesquisador profícuo, publicou sete livros, dentre os quais se destacam O caráter nacional brasileiro: história de uma ideologia e Psicologia e literatura. Como articulista, escreveu para jornais e periódicos pelo menos 58 artigos, nos quais abordava temas como educação, tradução e linguagem, literatura e educação, caráter nacional, preconceito racial, a ficção de Guimarães Rosa, biografia e autobiografia, a psicologia ingênua de Fritz Heider, entre outros. Livros fundamentais para o estudo básico de psicologia, bem como livros inovadores no campo das ciências humansas, tornaram-se disponíveis em língua portuguesa por meio do trabalho de tradução de Dante Moreira Leite. Atribuía à tradução um sentido didático, valorizando a possibilidade do acesso de alunos de graduação à literatura de qualidade em versões bem cuidadas.

Militante do rigor intelectual e da prática de uma ciência viva, posicionou-se contrariamente às simplificações e reducionismos de visões enclausuradas pelo psicologismo, aproximando a psicologia de outras áreas do conhecimento tais como a literatura, a antroplogia, a história e a sociologia. O modo como se moveu entre a literatura e a psicologia instituiu um campo interdisciplinar que o acompanhou durante todo o seu percurso: no croação desta interlocução, Dante pôde sustentar a tensão entre o projeito da ciência moderna que aspirava à previsão e o controle da conduta humana e os limites postos a este projeto que, de certo modo, a literatura encarnava.

Buscou em suas ações no âmbito do ensino e da pesquisa em psicologia constituir um saber enraizado na realidade social brasileira e comprometido com a construção de uma comunidade humana capaz de conviver, tolerar e aprender com a diferença.

No cenário da História da Psicologia no Brasil, Dante Moreira Leite apresenta-se como intelectual importante, tanto pelo conjunto de sua obra inaugural no campo da pesquisa em Psicologia Social, quanto por suas contribuições no estabelecimento de um padrão de ensino em psicologia.

Faleceu no dia 24 de fevereiro de 1976, aos 48 anos.

*****************************************
* Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Coordenadora do Laboratório de Estudos do Imaginário (LABI/PSA/USP)
** Psicóloga e membro do Laboratório de Estudos do Imaginário (LABI/PSA/USP)
Coautoras do livro Dante Moreira Leite da Coleção Pioneiros da Psicologia Brasileira Volume 10. Imago/Conselho Federal de Psicologia, 2002.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics