TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Oração capitalista...

Enviado pelo Colega Antonio Morales, de Baurú, SP
Grazie!

Orações capitalistas
por Paul Lafargue [*]
Credo
Creio no Capital que governa a matéria e o espírito; Creio no Lucro, seu filho legítimo, e no Crédito, o Santo Espírito, que dele procede e é adorado conjuntamente; Creio no Ouro e na Prata que, torturados na Casa da Moeda, fundidos no cadinho e batidos na balança, reaparecem ao mundo como Moeda legal e que, consideradas demasiado pesadas, depois de terem circulado sobre toda a terra, descem às caves do Banco para ressuscitar como Papel-moeda;
creio na Renda a cinco por cento, a quatro e a três por cento igualmente e na Cotação autêntica dos valores;
creio no Grande Livro da Dívida Pública, que garante o Capital contra riscos do comércio, da indústria e da usura;
creio na Propriedade individual, fruto do trabalho dos outros, e na sua duração até ao fim dos séculos; creio na Eternidade do Assalariamento que desembaraça o trabalhador das preocupações com a propriedade;
creio no Prolongamento da jornada de trabalho e na Redução dos salários e também na Falsificação dos produtos;
creio no dogma sagrado: COMPRAR BARATO E VENDER CARO; e igualmente creio nos princípios eternos da nossa muito santa igreja, a Economia política oficial. Amém.
Oração dominical
Capital nosso que estais neste mundo, Deus todo-poderoso, que altera o curso dos rios e fura as montanhas, que separa os continentes e une as nações, criador das mercadorias e fonte de vida, que comanda os reis e os súbditos, os patrões e os assalariados, que vosso reino se estabeleça sobre toda a terra; Dai-nos muitos compradores que adquiram nossas mercadorias, tanto as más como as boas; Dai-nos trabalhadores miseráveis que aceitem sem revolta todos os trabalhos e contentem-se com o mais vil salário; Dai-nos tolos que creiam em nossos prospectos; Fazei com que nossos devedores paguem integralmente suas dívidas [1] e que o banco desconte nossos papeis; Fazei com que Mazas [2] não se abra jamais para nós e afastai-nos da falência; Concedei-nos rendimentos perpétuos. Amém
--------[1] O Padre nosso dos cristãos, redigido por mendicantes e vagabundos para pobres diabos esmagados por dívidas, pedia a Deus a remissão das dívidas: dimite nobis debita nostra, diz o texto latino.

Mas quando proprietários e usurários se converteram ao cristianismo, os pais da igreja traíram o texto primitivo e traduziram impudentemente debita por pecados, ofensas.

Tertuliano, doutor da Igreja e rico proprietário, que sem dúvida possuía créditos sobre uma multidão de pessoas, escreveu uma dissertação sobre a Oração dominical e sustenta que era preciso entender a palavra dívidas no sentido de pecados, as únicas dívidas que os cristãos absolvem.

A religião do Capital, progredindo em relação à religião católica, devia reclamar o pagamento integral das dívidas pois o crédito é a alma das transacções capitalistas.
[2] Mazas: nome de uma prisão francesa no século XIX. [*] Autor de "Direito à preguiça" e de "A religião do capital", genro de Marx, 1842-1911. Estes textos estão contidos em "A religião do capital", livro de 1887. A obra completa (63 páginas, em francês) pode ser descarregada no sítio web da Universidade de Quebec .

Um comentário:

Anônimo disse...

Salut Marta!
beau livre, merci.

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics