TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

sábado, 18 de outubro de 2008

Religião...

Do Orlando tambosi
Perguntas incômodas às religiões
Discordo de Richard Dawkins (autor de Deus, um delírio, entre outras obras) em muitas coisas. Por exemplo, acho que ele tenta colocar a ciência como contra-modelo da religião. O iluminismo já tentou isto, assim como o marxismo. Fracassaram ambos. Grande parte da humanidade sempre se contentou e provavelmente se contentará com crenças, sejam quais forem, verdadeiras ou não, justificadas ou não.
Uma pequena franja dela buscará sempre a crença verdadeira e justificada, isto é, o conhecimento. E a ciência é conhecimento - independente de fé, cultura, posição social, ideologia, sexo etc.A ciência não é contra-modelo da religião, não combate a religião - é absolutamente indiferente a ela. A fé nada tem a ver com os métodos racionais das ciências.
Mas isto não isenta as religiões de alguns questionamentos, tais como os formulados aqui por Dawkins: Por que a nossa sociedade aquiesceu de maneira tão cordata na conveniente ficção de que as visões religiosas têm alguma espécie de direito automático e induscutível a uma posição respeitável? Se eu quiser que alguém respeite meus pontos de vista sobre política, ciência ou arte, terei que conquistar esse respeito por meio da argumentação, da justificação, da eloqüência ou do conhecimento relevante. Terei que resistir a contra-argumentos. Mas se eu sustentar uma visão que é inerente à minha religião, os críticos respeitosamente sairão nas pontas dos pés ou então terão que enfrentar a indignação de boa parte da sociedade. Por que nós temos que respeitá-las pela simples razão de que elas são religiosas?

Um comentário:

Anônimo disse...

A título da verdade, o questionamento da "respeitabilidade automática" de posições religiosas não é do R. Dawkins, mas possivelmente veio do Douglas Adams ( romancista satírico, autor da "Trilogia de 4 livros que na verdade possui 5 livros" do Mochileiro das Galáxias ), que por acaso era muito próximo ao Dawkins ( ao ponto que Dawkins dedica nada menos que dois Tributos ao Douglas Adams no "Capelão do Diabo" ).

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics