TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

domingo, 25 de abril de 2010




Da Maria Helena Santini


Recebí por e-mail este texto abaixo de Martha Medeiros. A princípio, parece apenas a recomendação de uma boa leitura, mas basta ler o primeiro parágrafo para perceber que nessas frases, há uma intrínseca sabedoria, própria da autora, de quem já li muitos textos. Eu poderia ter assinado embaixo, porque é exatamente assim que eu penso e é dessa forma que hoje, depois dos 50, eu encaro a vida com todas as suas múltiplas cores e facetas.

Abraços, esperem que gostem como eu gostei.

Maria Helena

_________________________________________________________________________________________

Senso da Raridade

Martha Medeiros

"É no amor que mais testamos essa verdade: na iminência da separação"
Não faz 24 horas que li a última página do livro 'Longamente', de Erik Orsenna, e já estou com saudades. É um romance francês que me foi indicado por um amigo e que não resisto em indicar para você: você que gosta de histórias de amor pouco ortodoxas, você que preza um texto inventivo e extremamente bem escrito, você que reconhece a dificuldade de se lutar contra as conveniências, você que se adapta meio contra a vontade a um mundo que oferece opções restritas de comportamento, você que gosta tanto de ler de viver.

Foi neste livro que destaquei, entre tantos trechos definitivos, uma frase que estava aplicada ao amor, mas que se aplica, na verdade, a tudo: "A proximidade do fim dá o senso da raridade". No livro, o risco de um amor acabar deu a um dos amantes a súbita noção do quão raro era aquele sentimento e de como seria impossível desfazer-se da relação. É no amor que mais testamos essa verdade: na iminência da separação, nosso músculo cardíaco convoca as pressas todas as emoções dispersadas e recobra seus batimentos, enquanto manda avisos urgentes ao cérebro: não desista, não desista, não desista.

Vale para o amor, vale para a vida. A proximidade do fim é algo que comove. Outro dia vi uma jovem apresentadora de televisão debulhar-se em lágrimas, ao vivo, por estar gravando o último programa pela emissora que trabalhava, já havia assinado contrato com outra. Nenhum arrependimento, nenhuma armação de marketing. Era o senso de raridade que se manifestando frente a câmera, a raridade de ter feito amigos, de ter obtido sucesso, de ter passado por algo verdadeiramente bom.
O senso da raridade sempre nos intercepta na proximidade de uma despedida.

Costumamos compreender as coisas tarde demais. Passamos muito tempo ausentes de nós mesmos, anestesiados por um ritmo de vida que parece imutável, até que muda. Não é de estranhar que seja na vizinhança da morte que o senso de raridade nos arrebate: a raridade de poder caminhar sem amparar-se em ninguém, de poder enxergar o mar sem embaçamento da vista, de pronunciar a palavra futuro sem constrangimento.

É da raridade de estar vivo que trata o livro 'Longamente'. Da duração eterna de grandes amores, da duração das amizades, da duração de nossas convicções e de nossas esperanças, de tudo o que é longo o suficiente para permitir construções e morada, longo o suficiente para ensinar que as advertências da razão sempre serão menos raras do que o impulso dos instintos.


Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics