TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Ui, e agora?


NEODEMOCRATA
abril 30th, 2010 Author: Acir Vidal
Collor racha palanque de Dilma em Alagoas



ELEIÇÕES 2010: Ex-governador Ronaldo Lessa, do PDT,
diz esperar que Lula mantenha compromisso de apoiá-lo

Senador decide se candidatar ao governo no mesmo dia
em que
PP anuncia que vai apoiar o PSDB no estado

COLLOR COM Dilma: senador se recusou a indicar vice na chapa de Lessa

Gerson Camarotti, Maria Lima
e Odilon Rios*

BRASÍLIA E MACEIÓ. A coordenação de campanha da pré-candidatura da petista Dilma Rousseff foi surpreendida ontem com a decisão do senador Fernando Collor (PTB-AL) de disputar o governo de Alagoas. Isso porque a base aliada havia decidido fechar acordo em torno da candidatura do ex-governador Ronaldo Lessa, do PDT. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia pedido esforço dos petistas e aliados para um palanque único para Dilma.
Uma outra decisão deixou a base de Dilma ainda mais rachada em Alagoas: o PP anunciou que apoiará a reeleição do governador tucano Teotonio Vilela Filho. O PP está na base do governo Lula. Anteontem, o partido resolvera adiar para junho a decisão sobre o apoio nacional. O deputado Benedito de Lira (PP-AL) decidiu disputar uma vaga ao Senado na chapa encabeçada por Teotonio Vilela. Para evitar confronto, Benedito tem afirmado que mantém apoio a Dilma, mesmo estando no palanque estadual tucano.
Lessa: “Dilma não terá unanimidade no estado”
Lessa espera que o presidente Lula e Dilma mantenham o compromisso de apoiar sua chapa.
- Se furarem esse compromisso, minha candidatura não tem mais sentido, se esvazia. Mas o PT já disse que continua forte comigo. Ninguém faz omelete sem quebrar os ovos. Dilma não terá unanimidade aqui, não tem jeito. A frente era muito ampla, estava bom demais para ser verdade – disse Lessa.
O PT no estado rejeita o apoio a Collor:
- O PT não apoia Collor em nenhuma hipótese. O nosso palanque é da ministra Dilma e do presidente Lula – disse o presidente do PT estadual, Joaquim Brito.
Ontem à noite, a determinação de Lula era de tentar reverter o quadro para manter o palanque único em torno de Lessa, com o apoio do PT, PMDB, PCdoB entre outros partidos. Os primeiros sinais de que o acordo havia naufragado ocorreram segunda-feira. Lessa telefonou para Collor para que ele indicasse o candidato a vice em sua chapa. Segundo relatos, Collor disse que não poderia fazer a indicação sem explicar os motivos.
- O Collor vai ser candidato? Não estou sabendo. Vou me informar e depois me manifesto – disse o presidente do PT, José Eduardo Dutra, ao ser informado da reviravolta em Alagoas.
O líder do PMDB, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), confirmou a intenção de Collor de entrar na disputa pelo Palácio dos Martírios. Mesmo com a alteração do quadro político, ele confirmou que disputaria a reeleição na chapa encabeçada por Lessa. Tudo indica que Collor também manterá o apoio à candidatura de Renan ao Senado.
- Collor admite disputar o governo. Mas PMDB e PT têm compromisso com Lessa – disse Renan.
Procurado, Collor não retornou as ligações.


(*) O Globo.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics