TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

domingo, 24 de junho de 2007

Sociedade brasileira...lobos, ovelhas?


Um pequena discordancia...
“Uma sociedade de ovelhas costuma dar lugar a um Estado de lobos”. José Manuel Moreira, em artigo publicado no Blog Pérolas, de Alvaro Caputo.Comentário:Tenho dúvidas sobre a frase acima. Um Estado de lobos reproduz uma sociedade de lobos, é o meu sentimento. E nisto estou com a mais importante pensador ético e político do Ocidente, Platão. O filósofo, na República, mostra que a democracia sem freios, na qual a lei é desprezada, resulta em tirania em ordem direta. Se nas ruas de Atenas os cavalos eram livres, e os transeuntes não tinham direitos (basta ler a República na análise do regime democrático), nas ruas brasileiras os cavalos que dirigem muitos cavalos no motor agem de modo idêntico. São tiranos que matam no trânsito, roubam nos impostos, acham normal passar por cima das leis. E merecem, portanto, um governo tirânico, mesmo porque nele votam imaginando vantagens. Votaram em todos os tiranetes do século 20 e 21. Até Lulla, que antes desprezavam, mereceu duas vezes o voto de semelhantes lobos. Mas falamos de uma raça peculiar de lobos, os domesticados pelos 500 anos de Casa Grande. São lobos covardes que bajulam os poderosos e pisam nos humildes. Lobos sarnentos, desdentados, mas sempre capazes de surpreender as vítimas, pela astúcia. Sociedade brasileira: teu nome é vergonha e decrepitude.Hoje à tarde, por volta de 16, 30 estava eu na fila para ingresso no estacionamento com manobrista do Shopping Iguatemi, da Av. Faria Lima, em São Paulo. O movimento era grande, de modo que a espera na fila se prolongava. De repente o carro que estava na traseira do meu arranca, com perigo de vida para crianças, adultos, velhos, manobristas e gente rica (não importa a classe no momento) e passa para o primeiro lugar da fila. Não pude ir atrás do calhorda brasileiro, porque o meu carro era o quarto na fila. Dada a distância, também não pude ver o número da chapa. Detalhe: o manobrista que passava pelo meu carro, apenas disse, desconsolado: "o senhor vê como estas pessoas fazem?". Perguntei se era frequente o comportamento canalha. "Infelizmente, senhor, é muito comum". Na escada rolante do mesmo Shopping, no mesmo dia, um rapagão sarado joga sua bolsa de plástico, cheia de jeans, etc., contra minha mulher. Pede "desculpas", rindo com deboche, pouco se importando com o fato de uma pessoa ficar desequilibrada em escada rolante. Nenhum gesto de ajuda, só o riso podre enquanto ela se equilibrava a duras penas. O esporte do f.d.p. é empurrar, e rir como hiena. E assim prossegue a crônica das "ovelhas" do Brasil. Na verdade, a maior parte delas se conforma nos aeroportos, por cumplicidade : são apoiadoras de Marta Suplicy e quejandos. Sociedade brasileira: teu nome é vergonha e decrepitude. Teu nome é fascismo.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics