TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Elas também querem...


Cap-tirado do Blog do Noblat

deu na folha de s.paulo
Universidades PRIVADAS pedem apoio do BNDES
Levantamento feito pelo sindicato das universidades privadas de São Paulo aponta que 41,5% das instituições terão um volume menor de novos alunos (ingressantes) neste ano em relação ao ano passado. Segundo a entidade, a redução é reflexo da crise econômica.
Será a primeira vez desde 1996 que as escolas privadas do Estado sofrerão tal redução, se for confirmada a diminuição (a ser oficializada com a tabulação do Ministério da Educação).
"Nosso alunado é formado em sua maioria de aluno-trabalhador. Em qualquer problema de desemprego, dele ou de algum integrante da família, ele desiste do curso superior", afirma o presidente do Semesp (sindicato das instituições particulares), Hermes Figueiredo.
De acordo com o IBGE, o número de desempregados na região metropolitana de São Paulo aumentou 32% entre dezembro e janeiro.
A pesquisa do Semesp foi respondida por 266 instituições, 69,5% do total de São Paulo. Apenas 26,8% afirmaram que terão mais ingressos neste ano.
"A redução é preocupante. Menos alunos hoje significa menos alunos por quatro ou cinco anos [duração dos cursos]", disse o pesquisador Oscar Hipólito, do Instituto Lobo e ex-diretor do Instituto de Física da USP de São Carlos.
"A diminuição [dos novos alunos] desestrutura a instituição, pois muitos dos gastos são constantes. E, ao tentar cortar as despesas, pode haver perda de qualidade. Muitas, por exemplo, mandam embora os professores mais preparados, que têm melhores salários." Assinante do jornal leia mais em:
Universidades pedem apoio do BNDES

Um comentário:

Anônimo disse...

Vou me aproveitar do despacho daquele juiz que sustou a demissão de mais de 4.000 trabalhadores da Embraer. Os diretores dessas escolas particulares que se vêem em dificuldades financeiras devidas a falta de alunos devem recorrer à justiça. O Estado deveria forçar os alunos a voltar aos cursos para manutenção dessas instituições de ensino. Afinal é fundamental a preservação dos estabelecimentos de ensino por uma questão de valores fundamentalmente humanos, como tão bem argumentou em seu despacho o juiz. Pela dignidade do trabalhador e do estudante!

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics