TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

sábado, 28 de agosto de 2010

Aula de Retórica ...


Ontem a tarde, minha aula de retórica no pós. Um bom manual: Introdução à retórica, de Olivier Reboul. Novidade para os alunos. Fico feliz em levar um curso novidadeiro. Logo de início uma afirmação do colega Zé Henrique. A retórica só é estudada em países democráticos. Mais adiante no meio da aula, uma pergunta do Edson: podemos pensar em propaganda como retórica? Não. Propaganda é manipulação. Mais uma vez o Zé fez uma bela intervenção. Falou da propaganda do carro vermelho (sei lá a marca). Na propaganda a mulher dá de presente um carro vermelho, novo, reluzente ao marido. Balança a chave para o marido dizendo: "agora você vai levar as crianças à escola". Os vizinhos saem para ver a cena tão "bela". A mulher do vizinho tenta falar com seu marido, mas ele não quer conversa. Entra para dentro de sua casa. Deprimido, vai roer uma inveja do carro, da felicidade do vizinho.

MORAL DA HISTÓRIA: idiotas se deprimem quando não compram carro novo como o do vizinho. Ou ainda, idiotas amam carro vermelho novo reluzente...


Cada vez menos suporto propaganda de carros. Os homens são infantilizados. Só pensam naquilo. No carro. Não têm mais nada em que pensar a não ser o "brinquedinho". Não falam, correm atrás do carro novo. Não pensam. Repetem as bobagens dos fabricantes de carros. Não têm falo. Têm carro.

2 comentários:

Fernando disse...

Ainda bem que meu carro não é vermelho!hehehee
Abraço Professora

cremilda disse...

Passei aqui.
Nunca encontro um comentário a altura de seus brilhantes textos
Mas passo por aqui.
Você é ótima....

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics