TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

...

De Roberto Romano
Experiência interessante: o chat mantido pelo Observatório da Imprensa enquanto o debate ocorre na tela. O apedrejamento no Irã.

Observatório da Imprensa discute a pena de morte da iraniana Sakineh Ashtiani

Iraniana foi condenada à morte pelo crime de adultério, cuja pena é o apedrejamento


O Observatório da Imprensa da próxima terça (24) vai falar do caso Sakineh Ashtiani, uma iraniana condenada à morte pelo crime de adultério, cuja pena é o apedrejamento. Apelos pelo cancelamento da sua execução foram emitidos por várias personalidades mundiais, a exemplo da Anistia Internacional e a Human Rights Watch, uma ONG americana que advoga no campo dos direitos humanos.



Mãe de dois filhos, e com 43 anos, Sakineh Mohammadi Ashtiani foi condenada em maio de 2006 a receber 99 chibatadas por ter um “relacionamento ilícito” com um homem acusado de assassinar o marido dela. Sua defesa diz que Sakineh era agredida pelo marido e não vivia como uma mulher casada havia dois anos, quando houve o homicídio.


Em 31 de julho, o presidente Lula pediu ao líder do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que deixasse Sakineh receber asilo no Brasil, mas o presidente iraniano descartou a hipótese. Os jornalistas no Irã estão proibidos de noticiar o caso. Mas o resto da mídia mundial está de olho no desenlace desse caso. Graças à globalização e à rapidez da circulação pela internet, o mundo pôde tomar consciência do fato e reagir contra esta prática cruel, que já vitimou tantas outras mulheres.



Mas a mídia vem fazendo a sua parte? Está sabendo tratar de um caso tão delicado como esse? Guardadas as devidas proporções, o episódio lembra o Caso Dreyfuss. Em 1894, o oficial Alfred Dreyfuss foi condenado na França por alta traição. O processo fraudulento foi conduzido a portas fechadas e gerou protestos em diversos países, inclusive do Brasil, através de Ruy Barbosa.



Para analisar esse assunto, o Observatório da Imprensa vai receber em seus estúdios o filósofo Roberto Romano, professor de Ética e Filosofia da Unicamp; e o jornalista Roberto Lameirinhas, editor internacional do jornal O Estado de São Paulo.

Um comentário:

Evaldo disse...

Marta.
É triste ver que nesse mundo ainda existe mordaça que impede o clamor por amor. Mordaça que amordaça em nome do Supremo Amor. Não há de se calar as vozes dos outros filhos do mesmo Supremo. Guitarras, pandeiros e tambores haverão de anunciar pelos ares o som da liberdade. Oxalá possa o clamor de Sakineh fazer a humanidade refletir sobre todas as liberdades.
E vai.
Abraços.

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics