TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Eu não sabia que não podia...

CHARGE ROQUE SPONHOLZ

A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS. INOCENTE E PURA, CLARO.
DO bLOG DE Roberto Romano Silva

Vice-prefeito de Campinas é preso ao desembarcar no aeroporto de Guarulhos
Guilherme Balza
Do UOL Notícias
Em Guarulhos (SP)

O vice-prefeito de Campinas (SP), Demétrio Vilagra (PT) foi preso nesta quinta-feira ao desembarcar no aeroporto de Guarulhos (SP). Ele é acusado pelo Ministério Público de chefiar um esquema amplo de fraudes em contratos públicos e teve a prisão decretada na última sexta-feira (20) pela 3ª Vara Criminal de Campinas. Considerado foragido, Vilagra estava em férias na Espanha.

Ao desembarcar –fora da área de embarque dos passageiros, evitando, de início, o assédio da imprensa –, Vilagra foi acompanhado por promotores, pelo chefe da Polícia Federal em Cumbica, delegado Wagner Castilho, e pelo chefe da Polícia Civil em Cumbica, o delegado Roveraldo Battaglini. Ele está a caminho de Campinas, onde ficará detido no anexo do 2º DP (Distrito Policial), seguno o delegado Battaglini.

Em uma conversa rápida e tumultuada com os repórteres, Vilagra resumiu: “Neste momento, estou sob segredo de Justiça”. Indagado sobre eventual participação no esquema investigado, respondeu: “Nunca me envolvi com isso”.

Um relatório do Ministério Público aponta Vilagra como “um dos principais componentes” da suposta “ organização criminosa” que favorecia empresas em contratos públicos em troca de propina. Vilagra se afastou da presidência do Ceasa (Central de Abastecimento de Campinas), após as acusações. Pelo menos 11 pessoas foram presas.

O mesmo relatório indica a primeira-dama, Rosely Nassim Jorge Santos, chefe do gabinete do prefeito de Campinas (SP), Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT), como “responsável pela idealização e criação do esquema criminoso” que agia em supostas fraudes em contratos públicos.

As investigações do Ministério Público sobre a suposta organização criminosa começaram no ano passado pela Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento) de Campinas –empresa de economia mista, cujo acionista majoritário é a prefeitura.

Além do vice-prefeito e da primeira-dama, dois dos secretários mais próximos do prefeito, Francisco de Lagos (Comunicação) e Carlos Henrique Pinto (Segurança), tiveram mandados de prisão expedidos em seus nomes e são considerados foragidos pela Justiça. Ambos foram exonerados nesta terça-feira (24).

As denúncias de fraude em contratos foram confirmadas em depoimento ao Ministério Público por meio da delação premiada pelo ex-presidente da Sanasa, Luiz Augusto de Aquino –que foi amigo de infância do prefeito Dr. Hélio e presidiu a Sanasa de 2005 a 2008.

O relatório do Ministério Público diz que “Aquino foi sucedido na organização criminosa pelo vice-prefeito Vilagra”.

Três empresários que estavam presos após uma operação contra supostas fraudes em contratos públicos em Campinas (cidade a 93 km de São Paulo) foram libertados na noite desta quarta-feira (25) por decisão da Justiça.

O pedido de revogação das três prisões foi feita pelo Ministério Público após tomar o depoimento deles nesta quarta-feira à tarde. Dois deles confirmaram as denúncias de corrupção na administração municipal.

Agora, apenas duas pessoas continuam presas e outros nove estão foragidos. Ontem, outros seis empresários foram libertados depois de serem ouvidos pelos promotores e passarem cinco dias na cadeia.

A primeira-dama obteve um habeas corpus, em caráter liminar, no dia 9 de maio no Tribunal de Justiça que impede que ela seja presa. Ela nega as acusações.

Nesta quarta-feira (25), a Justiça negou o pedido do vereador Valdir Terrazan (PSDB) feito na terça para que o prefeito de seja afastado de seu cargo durante as investigações da Comissão Processante – aberta na segunda-feira (23) na Câmara Municipal. A comissão pode resultar em impeachment do prefeito.

O diretório do PT de Campinas divulgou uma nota oficial nesta quarta-feira (25) em que defende o vice das acusações.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics