TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quarta-feira, 21 de julho de 2010


Do Leonardo Ferrari, psicanalista, Curitiba

“Essa linha de trem que segue ao lado da estrada parece de brinquedo, ou o que restou de uma solene antiguidade. O viajante, cujo sonho de infância era ser maquinista, teme que a locomotiva e os vagões não sejam mais deste tempo e sim peças de museu nas quais o vento que chega das montanhas não consiga sequer sacudir as teias de aranha.” (José Saramago in Viagem a Portugal).

Fotografia de Navia em algum lugar de El Alentejo, Trás-Os-Montes, Lisboa, Mafra ou Granada in El País, 18/7/2010.

A Espanha tem dessas coisas. O indispensável El País pediu à maravilhosa Pilar del Río (do Rio!!) que escrevesse sobre José Saramago em sua edição de hoje. E aí, Pilar pintou, Pilar esculpiu, Pilar moldou, Pilar fez das tripas coração, Pilar pariu uma lágrima nova, linda, querida, que deu por título Viagem por Saramago. É de chorar de tão lindo. Não está lá e está lá o modo como Saramago conclui o livro “Viagem a Portugal” (no Brasil publicado pela Cia. das Letras):

“A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o viajante se sentou na areia da praia e disse: ‘Não há mais que ver’, sabia que não era assim. O fim duma viagem é apenas o começo doutra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na Primavera o que se vira no Verão, ver de dia o que se viu de noite, com sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre.”

José Saramago in Viagem a Portugal.

Uma maneira direta de dizer: até amanhã.

Nenhum comentário:

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics