TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

E as escolas, óh....


Presidenciáveis não comentam péssimo resultado das escolas públicas
Do site do UCHO
Drama nacional
Os três principais candidatos à Presidência da República – José Serra, do PSDB, Dilma Rousseff, do PT, e Marisa Silva, do PV – até gora não fizeram qualquer comentário sobre o trágico resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As notas na educação básica das escolas públicas acenderam a luz de emergência no sistema, que há anos tem registrado queda de qualidade.
Nos microblogs dos presidenciáveis apenas comentários sem importância, de viagem e considerações gerais, mas a questão da educação foi completamente esquecida. A qualidade do ensino médio foi calculada e divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia do Ministério da Educação.
As escolas da rede estadual de ensino (97%) voltaram a apresentar o pior desempenho no Enem de 2009. Quase sete mil escolas tiraram menos de 500 pontos, em escala de um a mil. Entre essas escolas, quatro são federais. Na relação das mil escolas em melhores condições no Brasil, apenas 26 são estaduais, duas são municipais e 86 federais. Entre as melhores escolas, 887 são da rede particular de ensino, que respondem apenas por 11% das matrículas.

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COMENTÁRIO:

As escolas e suas crianças nunca foram pensadas seriamente a não ser por Anísio Teixeira. Anísio, acusado de liberal idiota pela ex-querdalha, foi o primeiro a se preocupar com a arquitetura das escolas. Nofa! Arquitetura? Pois é, arquitetura. Com salas amplas, laboratórios, bibliotecas, salas de artes, quadras de esportes... E tudo bem amplo. Essa sua visão imponente nunca se concretizou. As escolas brasileiras - públicas e privadas - são ranchos indecorosos. Escolas desmoronadas, portas pequenas, salas minúsculas, quadros quebrados, bibliotecas de ratazanas, laboratórios que viraram pequenas cozinhas, quadras rachadas, sem jardins... Arquitetura porca miséria! Mesmo escolas privadas (com raras exceções) são salões apertados compactando de 50 a 100 crianças e jovens. Lucro! Nas públicas as salas também são cheias. faz anos que nenhum governo reforma, amplia as escolas ou faz escolas novas. Faz "puxadinhos". favelas escolares.

A biblioteca é uma maravilhosa ... estufa de fungos. Nela cabem os livros que as famílias descartam; as professoras não usam e as crianças já leram mil vezes. As bibliotecas são lugares para deixar os alunos de castigo. Imaginem, se a biblioteca é local de castigo, como a criança vincula os livros: claro, com o castigo! Depois reclamamos que as crianças não lêem.
As salas de aula são brancas do tipo sujo, com janelas bem acima das cabeças com pouca ou nenhuma ventilação. Algo como a cela do prisioneiro. Feias, sujas e malvadas.
Os professores cansados. Fazem carreira...de pó. Todo dia passam por três escolas diferentes. Não têm tempo para estudar, preparar aulas e nem conversar com seus alunos.
Os livros didáticos são um grande negócio ... para as editoras (e, é claro, para professores que não estudam, são a partitura do professor). Feios, mal feitos e erráticos.
As lições de ciências são esplêndidas! Uau!
E os políticos, óh! Constróem escolas perto de rodovias, de supermercados barulhentos. Nada do que os políticos fazem lembra conhecimento. Ah, desculpem-me. Lembra, sim. O do cabresto.

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