TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Livros de cabeceira...

Foto: Clarice Lispector. Não tenho os créditos

Ins-pirada pela texto sobre livros no Blog de Roberto Romano, faço uma lista preliminar de queridos livros de cabeceira:

1 - FELICIDADE CLANDESTINA - Clarice Lispector. Identifiquei-me com a protagonista da história. Vivia nos vizinhos pedindo livros emprestados. Diferente da personagem de Lispector eles me emprestavam. Li também boa parte da biblioteca da escola. Lá em Porto Ferreira, no século passado. Até hoje sinto esta tal de felicidade clandestina. É uma felicidade de ver a lua cheia, a minha sobrinha-neta, os rabiscos que faço e até de ser eu do jeito que sou.

2 - Laços de família - Clarice Lispector. Aqui me reporto à Mário de Andrade. Quem mais viu a família tal como ela é?

3 - Perú de Natal - Mário de Andrade. Amo este conto. Paixão! O pai morreu, o perú foi feito. As sensações, os fantasmas rondam a mesa de Natal. O pai. O pai.

4 - A psicopatologia da vida cotidiana - Freud. Não há espelho tão bacana para a gente se olhar. Se ver. Se tocar.

5 - A coragem de ser - Paul Tillich. Ganhei do meu terapeuta em1980. É isso, ser.
6 - A procura de si mesmo - Rollo May. Ganhei este livro em 1977 do Tarso. Até hoje leio-o.

7 - A idade da razão - Sartre. Tinha 17 anos quando li esta obra prima. Tornei-me uma existencialista em Porto Ferreira, SP.

8 - O capital - Karl Marx . Tinha lido muita coisa sobre Marx na minha adolescência. Sobre. Em 1978 fiz um ano de Ciências Sociais e li, em sociologia, A mercadoria, primeiro capitulo do livro 1 do Capital. É uma obra prima. Quando reli o livro 1 no mestrado, estava em São Carlos. Compreendi o que éramos: mercadoria. Fiquei tão aliviada. O mal estar na civilização tinha também uma outra dimensão: somos todos (in)desejáveis.


Um livro que virou bíblia durante alguns anos foi Análise do caráter de Reich. Li antes e, sobretudo, depois que vim trabalhar em uma cidade tão longe e em uma instituição universitária. Há um capítulo GENIAL: sobre a fofoca.


Adoro ler biografias: tenho Lou Salomé, Darwin, Eisntein, minha predileta Frida Khalo, Freud, Jung, Marx, Victor Serge (magnífico) blá blá blá......



Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei :D nunca tive paciencia para ler os livros de Clarice, acho q é pq tenho apenas 15, mais sempre me interessei :D

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics