Após uma reunião, ontem, do Conselho Editorial da Universidade onde trabalho, faço uma reflexão.
- a demanda para a publicação de livros aumentou muito. Como a nossa História na Universidade é contada de 5 em 5 anos, período estabelecido pelos órgãos de pesquisa, de 5 em 5 anos desaparecemos no mundo da produção. Daí corremos para que nada mude nesse intervalo em que as agências nos permitem viver como seres históricos (sic).
- como a corrida contra o tempo é dura entramos em depressão. Não porque o tempo corre. Quem corre somos nós. O problema é que desvalorizamos nosso passado, nossa história e temos que recontrui-la todo dia, como Sísifo. Quando desvalorizamos nosso passado e o presente é o todo, emerge o nosso narcisismo. Mas é um narcisismo sustentado por um tempo ínfimo. Hoje estou feliz porque publiquei, mas amanhã estarei preocupado porque ainda não publiquei. Ainda não orientei. Ainda não fiz a história presente.
- sentimo-nos permanentemente rebaixados. Nossa auto-estima é estimada pelos órgãos de fomento; amanhã estarei fora do esquema, pensamos. Entramos em luto. Depressão. Melancolia. Tomamos fluoxetina. Afinal, estamos sempre investindo em um Lattes (objeto) perdido. Eles mudam nosso Lattes a cada 5 anos. A cada 2 anos. A cada minuto. Aumenta o gosto pelo efêmero, pelo modismo, não pode haver passado, nem futuro. Competimos. Competimos duramente. descobrimos, finalmente, que estamos competindo conosco mesmo. Daí, você se aposenta e vira um velho ranzinza. Deu seu sangue para uma causa perdida. E o nosso lattes fica lá, no Google, com aquela fotografia sorrindo de bobo que fomos.
************************
P. S. Não sou contra a publicação. Sou a favor. Mas, por favor, não me venham com excessos. Ontem entreguei o parecer de 4 livros propostos por uma mesma autora. Quem escreve 4 livros em um ano?
Um comentário:
Ontem fiz uma bela compra!!!
Livros sobre CIÊNCIA!!!
E vi no catálogo da Eduem que sairá um seu sobre história do pensamento ecológico!
Trabalharei questão ambiental na disciplina Sociologia neste 2º semestre, será que terei seu livro em tempo?
Abraço!!!!
Saudade!
Postar um comentário