TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

A corrupção vai longe....


Do Blog A Feminista


A Folha trouxe uma reportagem hoje. Sobre a falta de estrutura das federais criadas no governo Lula. Eu nem quero muito falar sobre expansão de ensino superior. Esse tópico tem sido o responsável pela minha apatia e pela minha idiotização. Eu vou dar uma palestra numa dessas federais, agora em agosto. Fiquei contente de ser convidada porque eu não conheço o estado do Mato Grosso e é uma forma de conhecê-lo. Não vou ganhar nada. Porque eles não têm recursos. A universidade funciona numa escola primária estadual. Que não tem aula à noite. Então vira universidade federal à noite. Uma aluna pediu transferência pra lá. E daí me mandou um email. Meu professor de sociologia não sabe quem é Durkheim. Não é só estrutura que não tem. Qualidade também não. Eu estou tão desgostosa com o MEC. Eu tenho até um pouco de medo de falar mal, sabia? Medo de ser demitida mesmo. Porque é cada coisa escabrosa que o ministério faz. E obriga as faculdades privadas a fazerem. Coisa de mafioso mesmo. Eu não consigo mais me mover politicamente. Ter posição, me importar. Tô falando disso porque saiu na Folha. Sobre MEC e faculdade particular, nem falo. Primeiro porque eu choro. Segundo, como já disse, porque tenho medo. Que havia tanto professor aposentado bandido é coisa que eu estou aprendendo agora.
O mapa básico da corrupção é assim, me parece. O MEC treina alguns professores das universidades públicas para serem fiscalizadores das faculdades privadas. É o que chamam de Comissão do MEC. Esses professores treinados. Mas o que eles fazem? Aceitam propinas e coisas leves assim. E tem o pulo do gato. Eles abrem empresas de consultoria. E as faculdades privadas são coagidas a contratá-los. Para darem "sugestões" de grade curricular e coisas assim. Umas vez que tenha o carimbo da consultoria da famiglia, a comissão do MEC aprova tudo. O problema é que a consultoria muda toda a estrutura da faculdade sem nem sequer vir até aqui. Só pra fingir que fez algo. E mandam grades novas e montes de mudança. Está me deixando deprimida isso. Sério mesmo. E a gente não tem mais voz nenhuma. A consultoria mandou, tá mandado. Nunca eu tinha me sentido tão descartável em toda minha vida. Os professores que chegaram a ir em reuniões disseram que o ministério chega a GRITAR com a gente. Põe dedo na cara e faz perguntas do tipo "você gosta do seu emprego?". Ministério da Educação, senhoras e senhores.

Um comentário:

Daliana Antonio disse...

é... dá mesmo vontade de chorar, medo e raiva, entre outros sentimentos...

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics