TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Sobre a burrice dos moralistas...


Indicação do Noblat, o BLOG CENSURA MUSICAL traz, entre inúmeros textos, entrevistas da época da ditadura, as músicas censuradas da época. vejam algumas e os motivos (hehehehe).
Autor: Odair José Música: Pare de Tomar a Pílula: Parte 1; Parte 2 Páginas: 5Resumo: O documento exibe a explicação do próprio Odair José para a polêmica “canção da pílula”. Nota-se na parte inferior do documento (vide folha 3) que o censor acaba por liberar a letra enviada.
Autor: Toquinho e BelchiorMúsica: Os Doze Pares de França
Resumo: A música foi censurada sob a justificativa de que os autores vangloriam a França, ou seja, colocando-a como um País melhor para se viver naquela época.
Autor: Raul Seixas Música: Óculos Escuros. Resumo: A parte exposta do processo mostra as seguidas solicitações da gravadora Phonogram para a liberação da música. Interessante é o extenso período em que a gravadora insiste na autorização da letra (novembro/1973 – julho 1974). Mesmo com tamanho esforço, a canção não foi liberada
Autor: Chico Buarque e Augusto Boal Música: Mulheres de Atenas. Resumo: A censura considerou que o objetivo dos autores era comparar o comportamento submisso da mulher ateniense na Grécia Antiga à mulher brasileira nos tempos de ditadura.
Autor: Odair José Música: O Motel. Resumo: O título da música de Odair José foi o bastante, por si só, para que a DCDP vetasse sua veiculação. O veto foi dado com base em um tema considerado inadequado pela censura: a intimidade de um casal. (vide folhas 2 e3)
Autor: Chico Buarque
Música: Minha História. Resumo: Versão em português de música italiana de 4/março/1943, configura um bom exemplo da censura de cunho religioso e dos bons costumes. O censor julgou que a obra era uma paródia grotesca com o uso indevido do nome Jesus Cristo.
Autor: Gilberto Gil e Rita Lee Música: De Leve Resumo: Os censores apelam para um ponto de vista ‘médico-científico’, e concluem que a letra enfoca “de maneira maliciosa, vulgar e deseducativa o tema homossexualismo”. Optam, então, com esse argumento, pela não liberação da música.
Comentário: sempre acreditei que a censura às músicas que, segundo os moralistas, insinuam "coisas" sexuais... partem de mentes depravadésimas....
Imagem: Bitterness of life

Um comentário:

Anônimo disse...

obrigada Marta!
hoje mesmo estaria pesquisando para constar num trabalho o tema Regime Militar!!
ótima referência!
sem dúvida, os alunos vão gostar muito de conhecer!

p.s.: vc sabe q muitos alunos nunca ouviram falar em Diretas Já! ?? se 1985 não é memória...
lendo há uns dias atrás num tx d Jose P. Netto: "a memória é subversiva"!

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics