TUCA PUC 1977
EU QUASE QUE NADA SEI. MAS DESCONFIO DE MUITA COISA. GUIMARÃES ROSA.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Ao povo as batatas...


SEMPRE QUE AS MISÉRIAS DESTE PAÍS ME TOLHEM, E A INJUSTIÇA PATENTE AFIRMA SUA PLENA SOBERANIA, SEMPRE QUE VEJO FARISEUS QUE PREGAVAM A ÉTICA MANDAREM OS DESVALIDOS PARA A RUA DA AMARGURA, COM GRACINHAS DIANTE DO SOFRIMENTO, LEIO E MEDITO O SALMO ABAIXO. E DESEJO JUSTIÇA COMO O MESMO SALMO EXIGE.QUE SEUS FILHOS FIQUEM ORFÃOS, SUA MULHER VIÚVA, SENHORES QUE USAM O TÍTULO DE EXCELENCIA PARA ARRANCAR TRIBUTOS E NADA DEVOLVER AO POVO. ESPERO QUE NO INFERNO OS SENHORES RELAXEM E GOZEM.

Salmo 109
1 ó Deus do meu louvor, não te cales;2 pois a boca do ímpio e a boca fraudulenta se abrem contra mim; falam contra mim com uma língua mentirosa.3 Eles me cercam com palavras de ódio, e pelejam contra mim sem causa.4 Em paga do meu amor são meus adversários; mas eu me dedico à oração.5 Retribuem-me o mal pelo bem, e o ódio pelo amor.6 Põe sobre ele um ímpio, e esteja à sua direita um acusador.7 Quando ele for julgado, saia condenado; e em pecado se lhe torne a sua oração!8 Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu ofício!9 Fiquem órfãos os seus filhos, e viúva a sua mulher!10 Andem errantes os seus filhos, e mendiguem; esmolem longe das suas habitações assoladas.11 O credor lance mão de tudo quanto ele tenha, e despojem-no os estranhos do fruto do seu trabalho!12 Não haja ninguém que se compadeça dele, nem haja quem tenha pena dos seus órfãos!13 Seja extirpada a sua posteridade; o seu nome seja apagado na geração seguinte!14 Esteja na memória do Senhor a iniqüidade de seus pais; e não se apague o pecado de sua mãe!15 Antes estejam sempre perante o Senhor, para que ele faça desaparecer da terra a memória deles!16 Porquanto não se lembrou de usar de benignidade; antes perseguiu o varão aflito e o necessitado, como também o quebrantado de coração, para o matar.17 Visto que amou a maldição, que ela lhe sobrevenha! Como não desejou a bênção, que ela se afaste dele!18 Assim como se vestiu de maldição como dum vestido, assim penetre ela nas suas entranhas como água, e em seus ossos como azeite!19 Seja para ele como o vestido com que ele se cobre, e como o cinto com que sempre anda cingido!20 Seja este, da parte do Senhor, o galardão dos meus adversários, e dos que falam mal contra mim!21 Mas tu, ó Deus, meu Senhor age em meu favor por amor do teu nome; pois que é boa a tua benignidade, livra-me;22 pois sou pobre e necessitado, e dentro de mim está ferido o meu coração.23 Eis que me vou como a sombra que declina; sou arrebatado como o gafanhoto.24 Os meus joelhos estão enfraquecidos pelo jejum, e a minha carne perde a sua gordura.25 Eu sou para eles objeto de opróbrio; ao me verem, meneiam a cabeça.26 Ajuda-me, Senhor, Deus meu; salva-me segundo a tua benignidade.27 Saibam que nisto está a tua mão, e que tu, Senhor, o fizeste.28 Amaldiçoem eles, mas abençoa tu; fiquem confundidos os meus adversários; mas alegre-se o teu servo!29 Vistam-se de ignomínia os meus acusadores, e cubram-se da sua própria vergonha como dum manto!30 Muitas graças darei ao Senhor com a minha boca;31 Pois ele se coloca à direita do poder, para o salvar dos que o condenam.
Imagem: Comedores de batatas de Van Gogh

2 comentários:

Valter T. Dubiela disse...

Este é um dos salmos precatórios, que desejam e imploram o mal aos inimigos, clamando à Deus: vingança! Existem outros, belíssimos, mesmo sem a melodia que os acompanha, e que revelam este sentimento de injustiça e a vontade de que Deus venha aniquiliar quem aniquila.
No Novo Testamento transforma este sentimento em "amor aos inimigos" e é isto que o faz inovador, porque estimula à compreensao do outro e à buscar meios de evitar o mal sem causá-lo. O ódio e a raiva fazem mal à quem os tem. Assim o desejo de justiça, e nao o de vingança, parece ser o sentimento mais saudável a ser buscado. É a busca de justiça e paz que pode proporcionar o sentimento de satisfaçao e de felicidade.
Se todos estiverem de acordo com o que for convencionado como justo, o ódio e a vingança nao terao mais razao de existir.

Anônimo disse...

É este sentimento de vingança expresso nos Salmos precatorios, que tanto tem intrigado muitos Cristaos. Pois como pode um homen de Deus desejar o mal para seu proximo ("sejam orfãos os seus filhos, e viuva, sua mulher" (sl 109.9)). Bom é poder entender que Antigo Testamento era dispensaçao da lei, e por sua vez, se vivia "Olho por Olho Dente por Dente". Porem graças a Deus, pela Salvaçao em Cristo Jesus que Nos ensina, não a desejar a vingança e nem a justiça para nosso inimigo. Somos ensinados que a vingança pertence somente a Deus, e quando desejamos que Deus faça justiça para nosso inimigo, Satanas tendo conhecimento de nosso pedido, se apresenta a Deus para nos acusar, e usa esse nosso pedido de justiça contra nos mesmos, pois Deus deixou nos a lei da semeadura "tudo aquilo que plantarmos isso tambem colheremos", e dentro dessa lei quando formos pedir a Deus misericordia por algum erro que cometermos Satanas dirá ele nao pode receber misericordia Deus pois oque ele tem plantado é Justiça. "Perdoa os nossos pecados assim como (da mesma forma, de igual maneira) eu tenho perdoado a quem tem me ofendido. Paz a todos em Cristo.

Braziu!

Braziu!

Arquivo do blog

Marcadores

Eu

Eu

1859-2009

1859-2009
150 anos de A ORIGEM DAS ESPÉCIES

Assim caminha Darwin

Assim caminha Darwin

Esperando

Esperando

Google Analytics